Bispo Primaz do Brasil e Comitiva Brasileira em visita à Londres

O Bispo Primaz cumpriu extensa agenda em Londres, articulada pelo teólogo e biblista Paulo Ueti, da Aliança Anglicana e por Richard Bartlet da USPG nos dias 9 a 15 de fevereiro. Também estavam presentes a Sra. Carmen Regina Duarte Gomes, assessora pedagógica da JUNET/CEA e membro da Comissão Nacional de Diaconia e Desenvolvimento e a Bispa Marinez Bassoto, Diocesana da Diocese Anglicana da Amazônia.


A comitiva brasileira teve reunião com a Dra. Eva John, uma das coordenadoras do grupo de trabalho que prepara texto bíblico, teológico pastoral para ajudar a Igreja da Inglaterra na sua reflexão sobre sexualidade humana. Foi uma oportunidade de partilharmos nossa experiência como IEAB do processo ocorrido em nossa igreja que culminou com a decisão do casamento igualitário.


Foram recebidos de forma calorosa e fraterna pelo Arcebispo de Cantuária, no Palácio de Lambeth, para almoço com a Sra. Carolin, sua esposa. Ocorreu reunião privada com o Arcebispo Justin, especialmente sobre a realidade brasileira, a realidade da Comunhão Anglicana e a preparação para Lambeth 2020.

Tiveram contato com a organização CAFOD, a Caritas inglesa, por especial interesse da Bispa Marinez com referência à questão climática e o Sínodo da Amazônia, da Igreja Católica Romana, que é um tema e região que interessa não só a sociedade brasileira, como também a comunidade internacional. Aconteceu outro momento de reunião e partilha com a Sra. Rachel, Diretora da Aliança Anglicana, sobre o trabalho da Aliança e o trabalho da IEAB e das possibilidades de aprofundarmos ainda mais nosso companheirismo na missão e serviço do Reino em favor das pessoas vulneráveis de nossa sociedade.

Em outro momento, ocorreu uma conversa importante com a equipe da Christian Aid, liderada por John Plant, que está colaborando na preparação da Conferencia de Lambeth. O diálogo inicial foi sobre a realidade atual do Brasil com retrocessos em vários aspectos, especialmente, nas questões referentes aos direitos humanos, as questões ambientais, a nova regulação para o uso de armas, o aumento da violência das pessoas vulneráveis, foi observado como pode a Christian Aid apoiar nossas lutas e mobilizar apoios internacionais para tanto.


Ainda teve um encontro com a diretora da Christian Aid e sua equipe. A qual reafirmou apoio as demandas da igreja e de nosso país e como será possível aprofundar nosso companheirismo e parceria em diversas áreas. A Diretora Amanda, reafirmou a importância do escritório brasileiro da Christian Aid para o próprio Brasil e para América Latina e Caribe.


Momento marcante com o Bispo Primaz da Escócia, Bispo Mark Strange, conhecido da IEAB pois foi visitante quando da realização de nossa conferência de Lideranças e Sínodo Provincial no ano passado. Ele se sente amigo do Brasil, tem amizade com vários membros da Câmara Episcopal da IEAB, o Bispo Mark deseja que reafirmemos nosso propósito de estreitarmos relações que possam levar a parcerias na missão.


Outros momentos de reunião com diversos diretores e diretoras de departamentos da Comunhão Anglicana e ainda aconteceu uma mesa redonda, onde foi possível expor a realidade brasileira e de que forma a Comunhão Anglicana poderia ser parceira em nossas demandas. O Bispo Primaz, apresentou a IEAB e as resoluções e desafios vindos da Conferência de Lideranças e do Sínodo Provincial, Bispa Marinez apresentou sua Diocese e seu trabalho nas relações Ecumênicas, a Sra. Carmen Regina Duarte Gomes expôs sobre a Educação Teológica, como está sendo desenvolvida no Brasil, sua assessoria na construção do Plano Nacional de Educação Teológica.

Bispa Marinez reuniu-se ainda com o Seaferer, que é o Ministério aos Marinheiros, pois em sua diocese, assim como em outras, que tem portos, há parceria para o trabalho Pastoral de Capelania aos Marinheiros, buscando fortalecer essas parcerias na IEAB. Sra. Carmen Regina e Bispa Marinez reuniram-se com a autal diretora da Mothers Union Organização das Mulheres, na Inglaterra e África, principalmente.


O Primaz do Brasil concedeu entrevistas para o Departamento de Comunicação da Comunhão Anglicana sobre três temas: a IEAB, sua missão e prioridades; sobre a reunião Regional dos Primazes das Américas, realizada em Toronto, e sobre a Conferência de Lambeth. Na Christian Aid, foi entrevistado pelo The Guardian e pelo departamento de comunicação da própria Christian Aid.


A comitiva brasileira foi acolhida e se reuniu ainda com amigos fraternos, amigos pessoais e da IEAB, foram eles, o Reverendo Nicholas Wheeler, Reverendo Joabe Cavalcante e Bispo David Hamid, Bispo da Diocese da Europa.


Para essa viagem foi fundamental o apoio da Trinity Wall Street, da USPG, que providenciaram as hospedagens. Agradece-se ainda ao Reverendo Richard Bartlet, da USPG, e ao Teólogo Paulo Ueti, da Aliança Anglicana, que prepararam a agenda da semana e foram incansáveis companheiros nos diversos deslocamentos e companhia em reuniões. Ressaltando a importante e necessária tradução que Paulo Ueti proporcionou.

Texto: Com colaboração do Bispo Primaz

Fotos: Sra. Carmen Regina Duarte