TRINITY WALL STREET – ENCONTRO DE PARCERIAS PARA AMÉRICA LATINA E CARIBE

De 25 a 30 de outubro, a Trinity Wall Street, da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, realizou o Encontro de Parcerias para América Latina e Caribe em Cartagena, Colômbia, com a participação também de Portugal e Espanha. A IEAB esteve representada por cerca de 30 pessoas, entre bispos e bispa, coordenadores teológicos, pessoas responsáveis por gestão financeira e lideranças em suas dioceses, para discutir parcerias para liderança e capacidade financeira.

A Trinity vem estimulando parcerias, fortalecendo laços na Comunhão Anglicana e promovendo a capacitação e sustentabilidade das Igrejas para a missão de Deus no mundo. Desta forma, realiza encontros e provê fundos para apoiar projetos de capacitação de lideranças e de sustentabilidade financeira.

Segundo o Rev. Dr. William Lupfer, reitor da Trinity, não se encontra em livros as respostas prontas para questões relacionadas a esse tema, por isso é importante o encontro, é preciso colocar as pessoas juntas, as mentes próximas, para se fazer perguntas, pensar e responder às questões de como formar lideranças e construir capacidade financeira.

Rev. Dr. William Lupfer, reitor da Trinity Wall Street

Liderança, desenvolvimento e capacitação de lideranças, formação de líderes, liderança de mulheres na Igreja, espiritualidade, coragem e liderança, construção de capacidade financeira, geração de renda, estudos de caso, sustentabilidade, justiça social. Estes foram os assuntos em pauta no encontro, também permeado por estudos bíblicos enfocando o “dai vocês mesmos de comer” e “onde está a água da vida?”. Porque, como foi dito, é preciso pensar na formação e na administração de nossos recursos financeiros, mas nunca perder a conexão fundamental de tudo com a espiritualidade.

Muitas pessoas da nossa delegação serviram como apresentadores e dirigiram momentos devocionais. Foram apresentados exemplos de ideias já colocadas em prática e que proporcionam sustentabilidade para igrejas, utilizando o que se tem como patrimônio, por exemplo, no Brasil e em Portugal, e alguns projetos que foram viabilizados com financiamento da Trinity.

Ainda durante o encontro, para pensarmos juntos, tivemos uma boa parte do tempo para nos reunirmos em grupos, e escutar, saber sobre as realidades, refletir, opinar, partilhar experiências e identificar prioridades dentro da nossa realidade e necessidades.

Sentimos a calorosa acolhida dos irmãos e irmãs da Colômbia, principalmente nas comunidades anglicanas de Cartagena, que nos acolheram afetuosamente e com muita alegria no domingo, dia 28, nas suas celebrações cheias de vida e significados.

Também sentimos a solidariedade das pessoas que conosco estiveram naqueles dias críticos diante do resultado da eleição em nosso país. Oramos juntos em vigília e recebemos os abraços carinhosos que nos confortaram em meio às nossas preocupações com a segurança e integridade das pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade.

Este foi o terceiro encontro desta natureza realizado pela Trinity para a América Latina e Caribe. Os anteriores foram o de 2016, realizado no Panamá, e o de 2017, em Montego Bay, Jamaica.

O próximo encontro promovido pela Trinity terá como hospedeira a Diocese do Paraná, em Curitiba, em outubro de 2019.

Que possamos continuar a reflexão, o planejamento e a execução do que nos ficou como tarefa, para a capacitação de lideranças e a sustentabilidade de nossas igrejas, para levar adiante a missão de Deus confiada a nós.

Texto: Revda. Carmen Kawano

Diocese Anglicana de São Paulo – DASP

Fotos: Paulo Bassotto

Diocese Anglicana da Amazônia – DAA