Acadêmicas/os envolvidas/os com o Segundo Testamento se reunirão para começar a desenvolver os fundamentos bíblicos da próxima Conferência de Lambeth

Professora Jennifer Strawbridge coordenará reunião de biblistas vindos de várias partes do mundo para o seminário Santo Agostinho

Crédito da foto: Chichester Cathedral

Já está iniciado os trabalhos para estabelecer os fundamentos bíblicos para a próxima Conferência de Lambeth. Em novembro deste ano 35 acadêmicas/os do Novo Testamento de diferentes denominações vão se reunir no Palácio de Lambeth, através de uma iniciativa do Seminário St. Agostinho. Ao redor de 800 bispas e bispos da Comunhão Anglicana se reunirão na Universidade de Kent em Cantuária, Inglaterra, de 27 de julho a 4 de agosto de 2020. Como parte desse tempo juntas/os, as/os bispas/os estarão envolvidas/os em uma série de estudos bíblicos ao redor da Primeira Carta de Pedro (1Pedro) e o este evento começará a preparar os materiais para os estudos durante a conferência.

Cerca de 35 biblistas, ligados aos estudos do Novo Testamento, virão para o encontro. Elas/es vêm da Austrália, Botswana, Brasil (Paulo Ueti da Aliança Anglicana Global e também da Diocese Anglicana de Brasília – nota do tradutor), Canadá, China, Colômbia, Egito, Índia, Irlanda, Quênia, Nigéria, Filipinas, Singapura, África do Sul, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da América. As pessoas que virão são de diferentes igrejas da Comunhão Anglicana e também de outras denominações, incluindo Metodistas, Presbiterianos, Igrejas Unidas da Austrália, Igreja Católica Romana, Igreja Pentecostal e Igrejas Ortodoxas da Armênia.

O Seminário será coordenado pela Professora Jennifer Strawbridge, Professora Associada dos Estudos de Novo Testamento do Mansfield College na Universidade de Oxford. O grupo vai trabalhar o texto de 1Pedro e colaborar para, de forma crítica, desenhar os Estudos Bíblicos e outros aspectos da Conferência de Lambeth. Depois desse primeiro encontro em novembro, um grupo menor vai ser reunir novamente no Palácio de Lambeth em maio de 2019 para continuar o trabalho.

O Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, disse: “Eu estou ansiosamente esperando pelo Seminário St. Agostinho em novembro. Este encontro terá um papel significativo na medida em que buscamos a sabedoria de Deus no desenvolvimento e definição dos temas para a próxima Conferência de Lambeth.

“O livro de 1 Pedro é um dos meus favoritos. Há tanto nele que é pertinente para a Igreja, para o mundo, para os tempos em que estamos vivendo e para nós enquanto buscamos orientação e direção para a Comunhão Anglicana nos anos que virão.

“Os conhecimentos e ideias das/os teólogas/os que se reunirão será vital para conformar o pensamento em áreas como as exposições bíblicas, os grupos de estudos bíblicos e as homilias. Eu estou orando para que seja um tempo entusiástico e estimulador juntas/os.”

Professora Strawbridge descreveu sua participação no Seminário St Agostinho como “uma honra em absoluto”, acrescentando: “Eu tenho admirado o trabalho de muitas/os que estarão participando do evento; e eu estou muito entusiasmada de ver o que acontecerá quando tanta gente incrível, convicta e de coração e mentes fiéis são colocadas juntas para discutir as Escrituras Sagradas e a Igreja.

“Um dos focos da Conferência será sobre colegialidade e minha esperança é que este seminário ajude a “modelar” precisamente esse aspecto na medida em que usamos as lentes das Escrituras Sagradas para explorar o que significa caminhar juntas/os num mundo conectado, mas nem sempre relacional. Mais do que isso, minha esperança é que este grupo ajude a pensar criativamente sobre diferentes maneiras de se fazer os estudos bíblicos, incluindo jeitos de concordar em discordar sobre os significados dos textos.

O seminário trabalhará arduamente sobre 1 Pedro, como uma grande moldura para o tema da Conferência de Lambeth: A Igreja de Deus para o Mundo de Deus: caminho, testemunho e escuta. As pessoas que virão ao seminário irão refletir teologicamente e a partir dos diferentes contextos sobre 1 Pedro. Isto estará em sintonia com os outros grandes temas que vem da carta de Pedro como nosso chamado em Cristo, nossa comunhão em Cristo, a proclamação do Cristo e a exortação de pastorear o reganho com humildade”.

Texto de autoria do ACNS-Anglican Communion News Service traduzido por Paulo Ueti