NOTA DE APOIO AO POVO GUARANI KAIOWÁ DO CONE SUL MATOGROSSENSE


“Fazei justiça à pessoa fraca e à órfã, procedei retamente com a aflita e a desamparada.

Socorrei a fraca e a necessitada; tirai-as das mãos das pessoas ímpias”. (Salmo 82:3-4)

A Comissão de Incidência Pública, Direitos Humanos e Combate ao Racismo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, vem a público manifestar sua solidariedade ao Povo Guarani Kaiowá do Cone Sul Matogrossense, que vem enfrentando desse muito tempo uma crescente e violenta opressão que lhe é imposta pelo capital: o agronegócio, as organizações classistas e os meios de comunicação que exercem grande influência na vida das pessoas, e tudo sob a tutela do estado em suas diferentes instâncias.

Repudiamos e denunciamos a violenta e arbitrária ação policial que aconteceu no último dia vinte e seis de agosto contra as Tekorás Guarani Kaiowá de Amambaí Pegua I e Guapoy, em Caaropó, Mato Grosso do Sul.

Seis indígenas foram alvejados por balas de borracha, outros agredidos fisicamente e três deles atropelados por veículos da Polícia Militar. Ambrósio Alcebiades, de setenta anos, continua encarcerado.

Um número expressivo de militares, viaturas e até mesmo um helicóptero foram usados na violenta e desproporcional ação militar. Mulheres, crianças, pessoas idosas e doentes viveram momentos de muita tensão e pânico.

Lembramos que as Tekorás são fundamentais para que o Povo Guarani Kaiowá possa continuar preservando suas milenares tradições, a cultura, a mística, a religiosidade e a língua.

Assim, conclamamos os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado do Mato Grosso do Sul a que cumpram a Constituição Brasileira, respeitem os Tratados Internacionais e garantam ao Povo Guarani Kaiowá o direito à uma vida plena em dignidade.

Em Cristo Libertador,

Cascavel, 31 de agosto de 2018.

Independência de Trinadad e Tobago, 1962.

3.500 famílias do MST ocupam a Fazenda Santa Mônica, em Corumbá/GO, de suposta propriedade do senador Eunício de Oliveira, 2014.

Sr. Daniel Souza, Diocese Anglicana de São Paulo/SP

Bispo Humberto Maiztegui, Diocese Meridional, Porto Alegre/RS

Revda. Lilian Conceição da Silva, Diocese Anglicana do Recife/PE

Revdo. Luis Carlos Gabas, Diocese Anglicana do Paraná/PR

Sr. Pedro Montenegro, Diocese Anglicana de Brasília/DF