A Igreja Episcopal dos Estados Unidos engajada no movimento de Jesus

No dia 04 de julho, iniciou a 79ª Convenção Geral da Igreja Episcopal, Bispos e Bispas,  clérigos e pessoas leigas de todas as Dioceses estão sendo acolhidas em Austin – Texas pela Diocese Episcopal do Texas. A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB está representada pelo Bispo Primaz Naudal Alves Gomes, Bispo Mauricio Andrade, Sandra Andrade e Joanildo Burity. O grupo se uniu aos  visitantes internacionais com a presença de 12 Primazes, 05 Secretários Provinciais, representante do Escritório da Comunhão Anglicana e bispos, clérigos e leigos da Comunhão Anglicana.

Nosso Primaz, destaca a forma calorosa com que nós e os demais visitantes foram recebidos. Bispo Naudal faz três destaques para este primeiro momento de abertura da Convenção: A impressionante palavra do Bispo Presidente e as reações positivas do plenário sobre as declarações, afirmações e reflexões, referindo-se  a uma Igreja em movimento a serviço das pessoas mais vulneráveis, em defesa dos Direitos e justiça. São caminhos que nós da IEAB nos identificamos. O segundo destaque foi ouvir as experiências de missão compartilhadas pelo GEMN,  demonstrando entusiasmo na missão que é realizada em diferentes países. E, o terceiro destaque foi ouvir a experiência do Seminário de Virginia  que tem uma presença na história da Igreja do Brasil.”


Para os visitantes internacionais, este foi um dia de apresentações, de conhecer os desafios e as prioridades para esta Convenção. Entre os desafios está a Revisão do Livro de Oração Comum, Casamento, Evangelismo, Reconciliação Racial, Cuidado com a Criação, Israel/Palestina, Responsabilidade Social, Refugiados e Imigrantes, Diocese De Cuba, além de orçamento para o próximo triênio.

Na sessão de abertura, o Bispo Michael Cury  desafiou a Igreja a  se responsabilizar pela construção do reinado de Jesus. “Cada pessoa precisa ser parte integrante do movimento de Jesus vivendo e expressando amor, liberdade e vida por Jesus”, concluiu o Bispo Curry. A Presidente da Câmara de Deputados, Revda. Gay Clark Jennings em sua saudação  instigou todas as pessoas reunidas nesta Convenção a não se deixarem acomodar em suas posições de privilégio enquanto outras pessoas sofrem, e terminou enfatizando que precisamos acolher as pessoas a todas as pessoas. E o Bispo Andrew Doyle, Bispo Diocesano do Texas que expressou sua alegria em acolher a 79ª Convenção Geral junto com os bispos, clérigos e povo da Diocese de Texas.

Texto e Fotos: Bispo Maurício Andrade