DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO

MENSAGEM DO BISPO PRIMAZ DA IEAB
Irmãos e Irmãs,
Hoje, em todo o mundo, a Igreja se reúne para celebrar um dia especial de oração pela unidade e pelo serviço. Este momento de oração tem uma característica própria e muito relevante: é liderado pelas mulheres!
Cada ano o Dia Mundial de Oração se dedica a orar e fazer as mulheres refletirem sobre a realidade de um país. Para este ano, o Suriname será lembrado dentro de uma temática sobre a Criação de Deus. Em nossa Província, as mulheres em diversos lugares estarão se reunindo com as irmãs de outras Igrejas para um momento de vivência ecumênica e de compromisso com a missão.
Trata-se de uma oportunidade ímpar de as mulheres se sentirem ligadas em uma sororidade que se afirma pela oração e pelo serviço. Cada vez mais, para além da oração (papel historicamente relegado pela cultura patriarcal às mulheres) elas propõem um jeito diferente de intervir na dura realidade social e cultural de muitos países, onde as mulheres sofrem diversas modalidades de discriminação.
Cada vez mais nos sentimos abençoados por este protagonismo de nossas mulheres. Cada dia mais estamos avançando na busca da igualdade de gênero e, não por acaso, ontem, foi sagrada a primeira mulher bispa da Igreja Episcopal Escocesa. No próximo mês estaremos sagrando a Revda Cônega Marinez Bassotto como a primeira mulher bispa da IEAB. Estes passos são muito importantes para que resgatemos a universalidade da graça que se dirige a todas as pessoas, independente de raça, gênero e condição social.
Desejo a toda a Igreja um abençoado Dia Mundial de Oração. Que nossas comunidades acolham com alegria as irmãs de outras confissões cristãs para este grande compartilhamento da fé, da intercessão e do amor!
Deus vos abençoe,

Francisco de Assis da Silva

Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Diocesano em Santa Maria