Mensagem Pastoral da Câmara Episcopal da IEAB ao seu Povo e ao seu Clero

“Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor. Toda a lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Gálatas 5:13,14

Às amadas irmãs e aos amados irmãos em Jesus Cristo, nosso Senhor: Paz!
A Câmara Episcopal da IEAB esteve reunida no dia19 de junho para avaliar a situação gerada pela disponibilidade canônica do Revdo Arthur Pereira Cavalcante.
Ouvimos a palavra do presidente da Câmara Clerical e do Laicato que nos trouxe uma carta a essa Câmara, expondo a situação e o contexto pastoral que envolve neste momento toda a Igreja Provincial

Imbuídos do desejo de contribuir para uma solução pastoral e que fortaleça nosso senso de pertença e comunhão, tanto em nível diocesano como provincial, construímos uma possibilidade de busca de um processo pastoral de reconciliação, apoiado pelo bispo diocesano da DASP e em acordo com a Câmara.

Propomos, então, a constituição de uma Comissão Provincial de Reconciliação composta por dois bispos, sendo um da Área II, e duas pessoas do clero e duas do laicato, indicadas pela Câmara Clerical e do Laicato, e as outras duas da Área Provincial II, indicadas pelos bispos.

A Comissão terá um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 30 dias, para concluir seus trabalhos.

Neste sentido será fundamental a anuência do Revdo. Arthur Cavalcante que será contatado pelo Bispo Primaz.

Enquanto isso, exortamos a Igreja ao exercício da longanimidade e da misericórdia. Que nunca nos falte a consciência do perdão que Deus tornou eficaz em nossas vidas.

E nos despedimos com a exortação do apóstolo Paulo, em Romanos 13:8 : “Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei”

Porto Alegre, 19 de Junho de 2017

Dom Francisco de Assis da Silva – Diocese Sul Ocidental – Primaz da IEAB

Dom Naudal Alves Gomes – Diocese Anglicana de Curitiba

Dom Filadelfo Oliveira Neto – Diocese Anglicana do Rio de Janeiro

Dom Maurício Andrade – Diocese Anglicana de Brasília

Dom Renato Raatz – Diocese Anglicana de Pelotas

Dom Humberto Maiztegui – Diocese Meridional

Dom Flávio Irala – Diocese Anglicana de São Paulo

Dom João Câncio Peixoto – Diocese Anglicana do Recife

Dom Eduardo Coelho Grillo – Diocese Anglicana do Rio de Janeiro

Dom Clovis Erly Rodrigues – Emérito

Dom Orlando Santos de Oliveira – Emérito