CONTAGEM REGRESSIVA PARA O 34º SÍNODO & CONFELÍDER 2018

1º Informativo 34º Sínodo Geral e Confelíder 2018 Brasília DF

O Conselho Executivo do Sínodo (CEXEC), em reunião do dia 14 de março de 2017, anunciou a escolha do local para a realização do 34º Sínodo Geral e Confelíder 2018: Centro de Convenções Instituto Israel Pinheiro . À beira do Lago Paranoá, o Centro de Convenções Israel Pinheiro (CCIP) tem 300 mil m² cercados de área verde e tranquilidade, garantindo total condição para o trabalho e lazer. Ao lado da Ermida Dom Bosco, o CCIP fica localizado a apenas 20 minutos do aeroporto, a 15 minutos do centro de Brasília e à altura da QL 32 do Lago Sul – renomado bairro de Brasília (Home page).

O Secretário Geral Reverendo Arthur Cavalcante e a Tesoureira Provincial Sra. Silvia Fernandes, entre os dias 21-23 de fevereiro, visitaram a Diocese Anglicana de Brasilia à convite do Bispo diocesano Dom Mauricio Andrade. Na ocasião tiveram uma reunião com um grupo aproximadamente de 15 pessoas que estarão apoiando integralmente aProvíncia do Brasil. Igualmente puderam conhecer o local do Sínodo e suas instalações.

O principal encontro da Igreja Anglicana ocorrerá entre os dias 30 de maio à 03 de junho de 2018, em Brasília/DF. É  prevista a presença de 114 pessoas (Bispos, Clérigos e Leigos). Também de pessoas convidadas de outras províncias anglicanas, parceiras de organizações internacionais de diaconia/serviço e ecumênicas.

O Sínodo de 2013 (Rio de Janeiro) apontou a Diocese Anglicana de Brasília (DAB) para sediar esse que é o grande evento da Igreja do Brasil. Será a primeira vez que um Sínodo Geral ocorrerá na chamada Área 3 da Igreja Episcopal que contempla uma grande região geográfica e também missionária: Diocese Anglicana do Recife, Diocese Anglicana de Brasília, Diocese Anglicana da Amazônia, além do Distrito Missionário Anglicano.

O Bispo Primaz Dom Francisco de Assis da Silva,  o Conselho Executivo do Sínodo e o Presidente da Câmara Clerical e do Laicato Sr. Fernando Luiz, conclamaram as Dioceses/Distrito para que durante a realização de seus Concílios em 2017, escolham suas Delegações/Suplentes junto ao Sínodo Geral. Essa escolha deverá atentar às novas regras da nova Constituição/Cânones Gerais. Tal iniciativa visa a diminuição dos custos na compra de passagens, das logísticas (locais e nacionais) e também na dinâmica da Secretaria Geral em sua missão de preparar provincianamente as Delegações e as Comissões/GTs.

O Secretário Geral Reverendo Arthur Cavalcante informou que serão realizadas consultas sobre sugestões  para o Tema e Lema  junto aos espaços de lideranças provinciais da IEAB. Essa consulta será sistematizada e  encaminhada para a Câmara Episcopal/Conselho Executivo para ser analisada e lançada durante as Reuniões Nacionais entre os dias 04-07 de abril (Rio de Janeiro).

REUNIÃO DA SECRETARIA GERAL COM A DIOCESE ANGLICANA DE BRASÍLIA  & CENTRO DE CONVENÇÕES ISRAEL PINHEIRO