Diocese Anglicana do Rio de Janeiro Prepara-se para Escolha de Novo Bispo

“A Ordem do Episcopado, dos bispos e bispas, continua a obra apostólica de dirigir, supervisionar e unir a Igreja”

Ordinal da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

A Diocese Anglicana do Rio de Janeiro (DARJ) no dia 17 de setembro de 2016, através de seu Clero e Povo, se prepara para a escolha de seu novo Pastor no Concílio Extraordinário de Eleição. O bispo diocesano  Dom Filadelfo Oliveira solicitou a Câmara dos Bispos da IEAB  autorização para realizar a escolha de um coadjutor que o sucederá na liderança pastoral da diocese.

Uma Comissão Organizadora Diocesana foi designada para preparar o processo eleitoral de escolha dos candidatos para o episcopado.  Para tanto, foram escolhidos por se apresentarem três clérigos residentes, a saber: Revdo. Luiz Caetano Grecco Teixeira, 66 anos (Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo/Santa Teresa), Revdo. Eduardo Coelho Grillo, 51 anos (Pároco da Paróquia São Lucas/Botafogo) e Revdo. Abimael Rodrigues, 57 anos (Deão da Catedral do Redentor/Tijuca). O processo procurou atender todos os pré requisitos canônicos e também de perfil de candidatura construído pelo clero e povo.

O Bispo Primaz Dom Francisco de Assis da Silva, em consonância com Dom Filadelfo Oliveira, foi convidado a presidir o referido Concílio de Eleição. Dom Francisco afirma que “como o Concílio será o momento especial da vida diocesana para discernir  escolher a pessoa que será o futuro líder pastoral do povo de Deus na DARJ, me dispus a acompanhar o processo desde que foram definidos os nomes que se colocaram à disposição para este especial ministério da Igreja. E digo isso a partir da convicção de que um bispo não é apenas um bispo de uma diocese, mas um bispo da Igreja Una, santa, católica e apostólica” declarou o Primaz em carta dirigida ao Povo e Clero da DARJ.

Nesse momento a IEAB convoca a todas as pessoas que coloquem em oração  o processo de eleição e os candidatos que estarão dispostos ao serviço do Reino de Deus. OREMOS:

“Onipotente e Eterno Deus, que por teu Espírito governas e santificas todo o corpo da Igreja; recebe as súplicas e orações que por todos os seus membros te oferecemos, para que estes, na sua vocação e ministério, te sirvam com verdadeira piedade e devoção; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.” Livro de Oração Comum