Proposta de uma Santa Quaresma para IEAB

ENTENDENDO A PROPOSTA DO JEJUM PELA NATUREZA

São 40 dias de atividades individuais e coletivas com foco na proteção ambiental e na redução de emissões de carbono.  O objetivo é ampliar a conscientização da importância do cuidado ambiental e recolher experiências diocesanas que possam ser compartilhadas posteriormente em toda a Província.  É um desafio para assumir metas de redução de emissões de carbono e assim cuidar a natureza e evitar maiores prejuízos na criação de Deus. O programa pode ser aplicado individualmente ou coletivamente. É de suma importância o papel dos Párocos e das lideranças da comunidade em motivar esta prática.

Esta iniciativa nasce do compromisso das Províncias com o Eixo ambiental, discutido no Encontro dos Primazes de 2016. No Brasil, este compromisso ecológico coincide com o inicio da Campanha da Fraternidade que este ano trata do saneamento básico em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A expansão de saneamento básico representa uma diminuição enorme da poluição ambiental e contribui significativamente na redução das emissões de carbono.

O que é pegada de carbono? E por que as emissões de carbono influenciam a mudança climática?


Todas as pessoas, através das suas diversas atividades quotidianas, de alguma forma influenciam o meio ambiente. As atividades humanas produzem dióxido de carbono que, liberado para a atmosfera, modifica o clima ao produzir o efeito estufa, pois tais gases detém o calor na atmosfera produzindo o aquecimento global.

A pegada de carbono envolve as atividades humanas que emitem gases efeito estufa e que por sua vez são produzidos pela queima de combustíveis fósseis,  pecuária, emissões diretas de resíduos industriais, desmatamento, monoculturas latifundiárias, queimadas de florestas, desenvolvimento urbano e rural sem planejamento e ausência de saneamento básico.

O roteiro do Jejum pela Natureza é simples, auto aplicável e traz consigo textos bíblicos que ajudam na compreensão da fundamentação teológica bem como nos coloca em conexão com a Palavra de Deus que nos chama a ser cuidadores da sua Criação.

A proposta pode envolver pessoas de todas as idades e a comunidade como um todo. A sugestão é de que os Párocos motivem suas comunidades a partir da celebração desta Quarta-feira de Cinzas.

É muito interessante, também, que as pessoas/comunidades compartilhem suas experiências deste roteiro para que sejam divulgadas e, assim, motivem outros a assumi-la durante a Quaresma.

FAÇA SEU DOWNLOAD DO CALENDÁRIO DA QUARESMA: Jejum de Carbono na Quaresma