Impressões do ENUJAB 2015 – Parte I

O Encontro Nacional da Juventude Anglicana foi oficialmente encerrado ontem, dia 07 de Setembro. Nesta edição de 2015 após dez anos de hiato, teve como sede a Diocese Anglicana de Brasília e trouxe uma nova perspectiva para a IEAB no que se refere ao serviço, acolhida e sobretudo novas perspectivas para o futuro.

Durante os últimos dias, a Capital Federal foi tomada pelos jovens de todos os cantos do país, as Dioceses e também o Distrito Missionário enviaram suas delegações para o evento que contou com uma multiculturalidade e diversas formas de expressão. O GT Juventude acolheu de forma integral todos os presentes e foi responsável por um dos acontecimentos mais importantes para a Igreja na atualidade.

Além da presença dos brasileiros, enviados internacionais também puderam experimentar da proposta de ser um jovem de oração, que não apenas reza pelo bem comum, mas põe a mão na massa e faz acontecer transformações na sociedade de acordo com a realidade do momento. Gana, Moçambique, Angola, Estados Unidos, Inglaterra, Honduras, República Dominicana e Portugal participaram desta festa de vários rostos, etnias  e sensações.

Dom Maurício Andrade, Bispo Diocesano de Brasília, presidiu a celebração eucarística de abertura

Helena Medeiros Costa, professora de dança, apresentou uma coreografia litúrgica repleta de fundamentos bíblicos

O Bispo Primaz do Brasil, Dom Francisco, concedeu a bênção conforme uma das orações da Igreja Lusitana (Diocese da Comunhão Anglicana em Portugal)

Dinâmica de interação mobilizou todos após a celebração, cada letra em específico é a inicial de algum participante

O objetivo é de encontrar alguém com essa letra inicial e poder conhecer, estreitando laços de amizade

Mais de 250 pessoas estiveram envolvidas no evento entre clérigos e clérigas, assessores, organizadores, presenças de instituições parceiras e participantes. Uma das formações que contribuíram para o conhecimento de todos foi o painel com tema sobre “serviço”  que foi ministrado por Dom Saulo, Bispo Diocesano da Amazônia, Sandra Andrade, Coordenadora do SADD (Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento) e Revda. Elineide, pertencente do clero do Distrito Missionário.

Jovens que servem ao propósito de Jesus estão mais preparados para atuar nas comunidades e na sociedade

Sandra Andrade dirige a palavra aos jovens e explica como estabelecer projetos bem sucedidos nos meios de atuação da igreja

O foco também foi a formação cristã, os Estudos Bíblicos ministrados pelos assessores alimentaram a alma e fizeram os jovens refletirem e aprenderem mais sobre as sagradas escrituras e sua relação com a igreja. Formados os grupos, a meditação ficou por conta de passagens que contextualizaram os temas do painel realizado em cada dia.

O grupo Gênesis, liderado pelo Revdo. Abimael, da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro, fazendo sua partilha da Palavra de Deus

Na agenda do ENUJAB contou também diversas oficinas interativas, ilustradas por assessores que abordaram temas pertinentes a juventude e ao trabalho com as comunidades, os próprios participantes se inscreveram com antecedência para os temas propostos.

Revdo. Jerry Andrei, da Diocese Meridional no workshop “Vocação”

Revda. Marinez Bassotto, da Diocese Meridional, ministrando workshop “Liturgia”

Revdo. Luiz Coelho, da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro, preside oficina de Arte Sacra

Integrantes da oficina de Arte Sacra, tem como missão confeccionar os paramentos da celebração de encerramento

Professora Helena, trabalha os sentidos e auto-estima na oficina de Dança Cristã

Na noite que antecedia o fim do encontro, a Livraria Anglicana teve seu espaço com auxílio do CEA (Centro de Estudos Anglicanos), que divulgou um novo lançamento, o livro “Life-Widening Mission” traduzido em língua portuguesa pelo Revdo. Luiz Coelho, “Missão que amplia a vida” o projeto em parceria com a Comunhão Anglicana, foi explicado e oficialmente lançado para os jovens numa perspectiva da juventude anglicana do mundo todo. Revdo. Josué Flores, da Diocese Anglicana de Curitiba também deu apoio ao trabalho da Livraria, divulgando um trabalho de sua autoria, “A Maternidade de Deus Segundo Juliana de Norwich”, livros estes, procurados e adquiridos pelo público.

Revdo. Josué e Revdo. Luiz divulgam seus trabalhos em parceria com o Stand da Livraria Anglicana

Débora Del Nero, integrante do GT Juventude, e da Diocese Anglicana de São Paulo, no lançamento do livro “Life-Widening Mission”

Revdo. Luiz agradece ao Revdo. Pedro Triana, coordenador geral do CEA pelo trabalho de desenvolvimento da versão brasileira do livro