Declaração da Conferência dos Secretários Provinciais Anglicanos

Secretários Provinciais da Comunhão Anglicana se reuniram em Dublin do dia 27 de Agosto a 3 de Setembro através do generoso convite da Igreja da Irlanda. Este foi o oitavo de uma série de encontros informais que se iniciaram nos anos 1980. Representantes de 27 Províncias (ver abaixo) e da Igreja de Ceilão compareceram e vários outros enviaram pedidos de desculpa pelo não comparecimento por conta de outros compromissos, doenças ou dificuldades com o visto.


Quase metade dos que compareceram haviam assumido seus papéis como secretário desde o último encontro em 2011. O programa da conferência tinha como objetivo:
- Aumentar o entendimento por parte dos Secretários Provinciais da vida no interior da Comunhão;
- Contribuir para seu desenvolvimento profissional;
- Facilitar o compartilhamento de experiências e informações de preocupações comuns;
- Dar uma visão do trabalho e testemunho da Igreja da Irlanda.

O tema central da conferência foi Reconciliação. Além de ser uma peça chave no trabalho da Igreja da Irlanda há muitos anos, tal tema é percebido pelo Arcebispo da Cantuária como uma de suas prioridades em seu ministério. O Arcebispo, o Reverendíssimo Justin Welby falou para a Conferência, respondeu a questões e conduziu um estudo da Bíblia.

Ele refletiu sobre o presente estado da Comunhão seguido da visita que realizou a todas as províncias em 2013 e 2014. Outros interlocutores na Conferência incluíram os Arcebispos de Armagh e Dublin (o Reverendíssimo Dr. Richard Clake e o Reverendíssimo Dr. Michael Jackson), o Secretário Geral da Comunhão Anglicana (o Reverendíssimo Josiah Idowu-Fearon), o Deão da Catedral St Anne de Belfast (o Reverendo John Mann), o Diretor da Aliança Anglicana – Desenvolvimento, Alívio e Defesa (a Reverenda Rachel Carnegie) e Gillian Kingston, Líder Leiga da Igreja Metodista da Irlanda. Outros membros do Escritório da Comunhão Anglicana também contribuíram significativamente para o programa.

As trocas sobre os desafios enfrentados por cada província nas missões foram energéticas, abertas e conduzidas em uma atmosfera de mútuo respeito. Iniciativas atuais de encontrar soluções para preocupações comuns, incluindo conflitos religiosos, perseguição a minorias, mudanças climáticas, injustiça de gênero, pobreza e tráfico de pessoas, foram discutidas.

Possíveis questões a serem consideradas na próxima reunião em Maio do Conselho Consultivo Anglicano foram identificadas. Os laços de amizade dos Secretários Provinciais foram estreitados através da adoração, estudo da Bíblia e na oportunidade de participar dos serviços de igrejas locais no Domingo.

Eles se comprometeram a continuar a apoiar uns aos outros em suas orações. Províncias representadas: Aotearoa, Nova Zelândia e Polinésia; Austrália; Bangladesh; Brasil; Canadá; África Central; América Central; Inglaterra; Hong Kong; Oceano Índico; Irlanda; Japão; Jerusalém e Oriente Médio, Quênia; Coréia; México; Mianmar; Norte da índia; Paquistão; Escócia; América do Sul; Sudão; Tanzânia; TEC; País de Gales; África Ocidental; Índias Ocidentais.