Bispo Primaz participa de Consulta Internacional sobre Violência contra as Mulheres

A convite do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido e da Coalizão Internacional Speak Out, o bispo Primaz Dom Francisco viajará a Londres para participar da Consulta de Mobilização para o enfrentamento da violência contra as mulheres, entre os dias 09-10 de fevereiro. A este evento comparecerão lideranças religiosas internacionais e contará com a presença do Arcebispo de Cantuária.
A Coalizão Internacional Speak Out é composta por um conjunto de Igrejas e organizações não governamentais que tem por fim diagnosticar e apoiar iniciativas de superação da violência contra as mulheres. Alguns governos tem aderido a este movimento, dentre eles o governo do Reino Unido.
A Comunhão Anglicana tem participação efetiva através da Aliança Anglicana. Dentre as organizações não governamentais que participam da Coalizão, se destaca a Christian Aid, parceira do Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento – SADD. Outro parceiro do SADD que é ativo na Coalizão é  o Episcopal Relief Development – ERD.
Em novembro passado, Dom Francisco gravou, junto com outros líderes internacionais, uma mensagem de vídeo que foi divulgada em toda a Comunhão no qual chamava a atenção para a necessidade de um compromisso de toda a Igreja contra a violência de gênero.
De acordo com a ONU, muitas mulheres – na maioria dos países - uma em cada três – são espancadas, coagidas a sexo ou abusadas de alguma forma em suas vidasUma em cada cinco mulheres vão se tornar uma vítima de estupro ou sofrer tentativa de violência sexual. Isso sem falar sobre outras modalidades de violência tais como bullying, agressão psicológica e física.
A IEAB, através do SADD tem claramente assumido um importante papel de conscientização e formação sobre o tema. Praticamente em todas as dioceses tem sido aplicada a Cartilha de Prevenção à Violência, com resultados muito positivos na apropriação da Igreja sobre o tema, superando antigos tabus e reconhecendo que a violência é um tema recorrente na sociedade e também dentro da própria Igreja.
O convite ao Primaz se baseia no fato de que dentro da Comunhão Anglicana há um claro direcionamento de envolver concretamente as lideranças na motivação de suas Províncias em torno do enfrentamento do problema da violência de gênero. A consulta na qual Dom Francisco participará terá a coordenação de William Hague (Secretário do Reino Unido para a Prevenção da Violência Sexual) e Angelina Jolie (Embaixadora da ONU para Refugiados).