NOTA DE ESCLARECIMENTO DA IEAB SOBRE COMUNICADO DA CNBB

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) expressa surpresa na divulgação do documento “COMUNICADO CNBB” veiculado pela Diocese de Assis pelo site http://diocesedeassis.org/portal/index.php/noticias/diocesanas/1107-comunicado-cnbb, no qual é relatado no corpo do documento a participação de um “Bispo Anglicano” em um ato de ordenação episcopal de um clérigo presbítero, não autorizado pela hierarquia da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR). No mesmo documento ainda expressa uma recomendação pastoral proibindo a participação de fiéis católicos em qualquer celebração presidida pela “Igreja Anglicana”.

O Bispo Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Reverendíssimo Dom Francisco de Assis da Silva, juntamente com o Secretário Geral Reverendo Arthur Cavalcante, estão em contato junto a Secretaria da CNBB (Conferência Nacional de Bispos do Brasil) para obter mais informações oficiais sobre o documento no qual constam essas informações envolvendo o nome da Igreja Anglicana.

Para fins de esclarecimento imediato, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil afirma desconhecer a participação de qualquer membro da Câmara dos Bispos envolvido neste ato de ordenação episcopal.

Informamos ainda a todas as pessoas que a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil mantém relações:

1- Com a Comunhão Anglicana (The Anglican Communion) através dos seus símbolos de unidade: o Arcebispo de Cantuária, a Conferência de Lambeth, o Conselho Consultivo Anglicano e o Encontro dos Primazes. Mantemos igualmente relações de históricas fé com a Igreja da Inglaterra (The Church of England). E esclarecemos que no Brasil, a Comunhão Anglicana é representada oficialmente, por mais de 120 anos, pela “19ª Província – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil-IEAB”;

2- Com as Instituições Ecumênicas nacionais e internacionais, tais como: Conselho Mundial de Igrejas-CMI, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs-CONIC, Coordenadoria Ecumênica de Serviço-CESE, KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, DIACONIA, Christian Aid, Conselho Latino Americano de Igrejas-CLAI e Rede Ecumênica de Juventude-REJU,

3- E participamos legitimamente das Comissões de Diálogos Bilaterais: Anglicana-Católico Romana, Anglicano-Metodista e Anglicano-Luterano.

Por fim, a IEAB está aguardando o retorno da Secretaria da CNBB para esclarecer alegado fato já posto em divulgação nos órgãos de comunicação.

Santa Maria, 02 de fevereiro de 2015.

++ Reverendíssimo Francisco de Assis da Silva

Bispo Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil