Jovem Clériga representará a IEAB na Conferência das Nações Unidas sobre o status da Mulher


A IEAB terá em 2015 uma representante na Conferência das Nações Unidas sobre o Status da Mulher. Seguindo o caminho de outras representações em anos anteriores, onde tivemos mulheres leigas e clérigas representando nossa Igreja (Christina Winnischofer, Ana Lucia Machado, Sandra Bueno, Revda Inamar Correa, Ilcélia Soares, Sandra Andrade), agora, atendendo solicitação do escritório da Comunhão Anglicana e da Rede Inter-Anglicana de Mulheres, estará representando nossa Província, a Revda Tatiana Ribeiro.

Para esta Conferência, os Primazes da Comunhão Anglicana foram convidada a indicar mulheres jovens que estejam envolvidas com trabalhos de juventude e superação da discriminação de gênero. A ênfase da Conferência este ano será sobre o protagonismo das mulheres jovens que sofrem muita discriminação  no mundo inteiro, especialmente nos países onde até o acesso aos estudos e ao trabalho são ainda um grande desafio.

A Conferencia ocorrerá em Nova York e se realizará no mês de março de 2015 e é organizada pela Comissão sobre o Status da Mulher.

A Comissão sobre o Status da Mulher (“CSW”) é uma comissão funcional do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) . É o órgão de decisão política global de capital exclusivamente dedicada à igualdade de gênero e o avanço das mulheres. Todos os anos, os representantes dos Estados-membros se reúnem na sede das Nações Unidas, em Nova York, para avaliar os progressos em matéria de igualdade de género, identificar os desafios, definir padrões globais e formular políticas concretas para promover a igualdade de gênero e empoderamento das mulheres em todo o mundo.

A Comissão foi criada pela resolução ECOSOC 11 (II) de 21 de junho de 1946 com o objetivo de preparar recomendações e relatórios ao Conselho sobre a promoção dos direitos das mulheres nos campos políticos, econômicos, civis, sociais e educacionais. A Comissão também faz recomendações ao Conselho sobre os problemas urgentes que requerem atenção imediata no campo dos direitos das mulheres.

A Comissão se reúne anualmente por um período de 10 dias uteis.

A Revda Tatiana Ribeiro é atualmente a coordenadora do GT Provincial de Juventude e está preparando, junto com os demais membros do GT, o ENUJAB 2015. Este será, depois de dez anos, um grande encontro nacional que tem por objetivo rearticular a juventude anglicana brasileira para o próximo quinquênio.

Ela é clériga da Diocese Anglicana de Brasilia e Pároca na Paróquia São Felipe, em Goiânia. Natural de Erechim/RS, a Revda iniciou seus estudos e ministério no âmbito da Diocese Sul Ocidental, ao lado de uma geração de jovens clérigos de nossa Igreja formados pelo SETEK.Foi Conselheira do Conselho Nacional de Juventude – Secretaria Geral da Republica, 2010-2012, pela Rede Ecumênica da Juventude.

Desejamos à Revda Tatiane uma presença proativa na Conferência e pedimos as orações de toda a Igreja para sua bem sucedida representação de nossa Província.