CARTA ABERTA DOS(AS) REPRESENTANTES ECUMÊNICOS(AS) DA IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL A SOCIEDADE BRASILEIRA

Mariápolis, São Paulo – 21 de Agosto de 2014.

Reunidas enquanto pessoas que representam a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil em organismos ecumênicos, redes e movimentos, sejam estes com representação oficial ou com participação pessoal, e no marco de novas comissões criadas no último Sínodo – a saber, a Comissão de Relações Ecumênicas e Comissão de Incidência Pública (Direitos Humanos, Diaconia Social e Política, Enfrentamento ao Racismo e toda forma de Discriminação) – aprofundamos o nosso diálogo sobre o sentido da presença ecumênica e inter-religiosa de nossa igreja no contexto da realidade brasileira, latino-americana e mundial e ante a conjuntura eclesial e missionária que se apresenta para nós hoje.

Assim, consideramos que, como Igreja, temos a obrigação de nos pronunciar sobre temas relevantes da nossa sociedade, e que por chamado de Deus, devemos testemunhar e nos comprometer com a defesa dos direitos humanos e da integridade da criação. Reafirmamos o compromisso nas ações como Igreja e junto aos movimentos sociais que buscam a incidência política e a garantia de direitos em questões como:

- Enfrentamento à Violência de gênero contra as mulheres.

- Defesa dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher.

- Inclusão e plena cidadania das pessoas LGBT, com a superação da homofobia, lesbofobia e transfobia.

- Defesa da dignidade, ancestralidade e autodeterminação dos Povos tradicionais.

- Defesa do Estado Laico, incluindo as suas implicações para a compreensão e execução do Ensino Religioso e para a colaboração com as iniciativas populares para reformas políticas, econômicas e sociais.

- Fim da intolerância religiosa.

- Crítica a projetos de desenvolvimento orientados pela injustiça socioeconômica e pelo uso desmedido do meio ambiente.

- Combate ao extermínio da juventude negra;

Deste modo, em parceria com todas as pessoas, entidades, e movimentos que compartilham desta esperança, e em diálogo com quem pensa de maneira distinta das nossas perspectivas, continuamos no caminho.

Em Cristo,

Dom Francisco de Assis da Silva- Bispo Primaz da IEAB/Diretoria do CONIC/ACT ALLIANCE

Dom Humberto Maiztegui- Referente da Comissão de Ecumenismo da IEAB

Dom Maurício Andrade- The Anglican Lutheran International Coordinating Committee (ALICC)/ KOINONIA