Mensagem do Bispo Primaz no Dia Internacional da Juventude

Santa Maria, 12 de Agosto de 2014

Mensagem do Bispo Primaz no Dia Internacional da Juventude

Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. 1 João 2:14b

Irmãos e Irmãs!

Desde 1999, a ONU definiu o dia 12 de agosto como o Dia Internacional da Juventude. Mais que apenas uma data comemorativa, este dia representa a oportunidade de celebrarmos a força e a garra de nossa Juventude que busca cada vez mais ser protagonista na sociedade, na Igreja, nos movimentos sociais, cheia de entusiasmo e de sonhos para a construção de uma sociedade mais justa.

Seguindo recomendação do nosso último Sínodo, criei um GT Juventude para liderar, junto com as dioceses, Secretaria Geral, SADD e CEA um movimento que leve a re-articulação de nossa juventude provincial. Fico feliz porque já algumas dioceses tem respondido com muito entusiasmo ao projeto apresentado pelo GT ao Conselho Executivo e já se tem agendado encontros diocesanos que certamente movimentarão a Igreja para colocar em sua agenda a Juventude como uma prioridade missionária.

Espero que outras dioceses se somem a este movimento que nada mais é do que uma resposta efetiva à recomendação feita pela Igreja reunida em Sínodo. Costumamos dizer que nossa Igreja não tem jovens. Costumamos dizer que nossa Igreja precisa da criatividade, da energia e dos sonhos de nossa juventude. Por isso precisamos ir ao encontro dessa aspiração e chamar a Juventude Anglicana a cumprir o seu papel de protagonista da fé, da missão e do compromisso social.

Oremos por nossa Juventude para que Deus a fortaleça a assumir a sua parte na missão que é de todos nós. Oremos para que os jovens não se conformem com um mundo de violência e desigualdades. Que seus ideais sejam sal e luz!

Com meu abraço a todos os jovens anglicanos do Brasil,

++ Francisco

Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil