Primaz do Brasil na Sede do Escritório da Secretaria Geral

O Bispo Primaz Dom Francisco de Assis da Silva esteve São Paulo, entre os dias 05-07 de fevereiro, para despachar pela primeira vez com a sua Equipe da Secretaria Geral da IEAB.  Dom Francisco de Assis assumiu o primado da Igreja Brasileira em 17 de novembro de 2013 e acumula como diocesano da Diocese Sul Ocidental, com Sé na Cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

O Secretário Geral Reverendo Arthur Cavalcante deu as boas vindas ao Primaz e apresentou a Equipe de São Paulo, com suas respectivas funções dentro da estrutura do escritório.

Dom Francisco partilhou no primeiro dia de sua visita o texto da Parábola dos Talentos (Mateus 25.14-30) e desafiou a pequena equipe de multiplicar os “talentos”, a porção confiada por Deus a cada pessoa, e não permitir que o medo diante de tantos desafios pudesse paralisar os trabalhos. Por fim, animou a Equipe a deixar-se tocar pela “alegria do Senhor” e cumprir o chamado da Igreja para o serviço durante o interregno sinodal (2013-2017).

Ainda na quarta-feira (05) participou de um jantar oferecido pela Primeira Guardiã da Paróquia da Santíssima Trindade, Sra. Lucia Vergara, contando com a participação da Junta Paroquial, lideranças leigas e do Reverendo Arthur, também reitor da comunidade local. Na ocasião foi lembrado o apoio da Paróquia na “multiplicação dos talentos”, quando abriu as portas para a vinda da estrutura física da Secretaria Geral de Porto Alegre para São Paulo. A Junta avaliou objetivamente o período do companheirismo, entre 2011-2013, e renovou o compromisso de apoiar a IEAB por mais um período. Dom Francisco de Assis, agradeceu ao povo da Santíssima Trindade e destacou o testemunho da comunidade na compreensão da dimensão provincial da Igreja.

Na quinta-feira (06) o Primaz reuniu-se com o Dom Flavio Irala, Bispo da Diocese Anglicana de São Paulo (DASP). Dom Francisco expressou o agradecimento da IEAB pelo apoio DASP nesse momento de continuidade de trabalhos do escritório da Secretaria Geral nas dependências da Paróquia da Santíssima Trindade. Igualmente reforçou o apoio espiritual,  jurídico e institucional da IEAB junto a Diocese Anglicana de São Paulo diante do cisma provocado pela Catedral Anglicana de São Paulo, separando-se unilateralmente da Comunhão Anglicana, tornando-se uma comunidade independente. Também confirmou a visita especial do Arcebispo de Cantuária, Sua Graça Justin Welby,  em São Paulo, para um encontro com o Primaz e para celebrar um ofício religioso na Paróquia da Santíssima Trindade juntamente com o Povo, Clero e Bispos da IEAB.

Dom Francisco de Assis juntamente com o Secretário Geral cumpriram uma agenda na qual foram abordados diversos assuntos, entre eles, o planejamento e a formalização de uma agenda de trabalho provincial em torno das decisões do Sínodo de 2013.

A Secretaria Geral implementou dentro de sua rotina de trabalho, um momento diário de oração contemplativa e leitura bíblica, inspirados na espiritualidade de Charles de Foucauld. Dom Francisco participou desses momentos e afirmou que estaria igualmente em sintonia de oração com a Equipe e desafiou que esse momento fosse de todas as pessoas que integram Cargos/Comissões e GTs da IEAB. As orações ocorrem de 2a.Feira à 6a Feira, das 12h45 às 13h, e em breve, estarão disponíveis através do Faceboock da IEAB.

Entre os dia 23-26 de fevereiro, Dom Francisco de Assis voltará a São Paulo para a Primeira Reunião e Retiro da Câmara dos Bispos da IEAB, com a direção espiritual do Frei Marcelo Barros.