Mensagem de Natal do Bispo Primaz

Santa Maria, 20 de dezembro de 2013

“Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus” Sl 46,10

Irmãos e Irmãs!

Um dos personagens mais incríveis da História do povo de Deus é José, o pai terreno do bebê que mudou a história e esposo da mais corajosa das mulheres. No Evangelho do quarto domingo de Advento é revelado um traço extraordinário do caráter deste homem a quem não se atribui nenhuma fala nos relatos dos Evangelhos.

O silêncio e a profundidade da obediência aos propósitos divinos se constituem em marcas essenciais de sua vida.

Vivemos numa sociedade de muitas falas, de muitas falácias, de muitos discursos e nem sempre esta abundancia verbal representa obediência a Deus.

O Natal nos exige calar, silenciar e entender o grande evento divino de um Deus cuja fala é o gesto concreto de humildade. Um Deus que assume ser gente como a gente.

Que nossa atitude neste Natal seja aquela de José: um silêncio de obediência e compreensão da vontade divina para nossas vidas. Que nossas falas – em existindo – sejam a de um louvor que pulula em nosso coração e que se manifeste através de gestos concretos de amor ao mundo. Que sejamos cuidadores amorosos das dores e sofrimentos de nossos irmãos e irmãs em tantas partes do mundo que se atropela em suas próprias vazias palavras!

Feliz Natal e um Novo Ano cheios de aprendizado e obediência à vontade de Deus.

++ Francisco de Assis da Silva

Primaz do Brasil e Diocesano em Santa Maria