MENSAGEM DE ADVENTO DO PRIMAZ DA IEAB

Santa Maria, 28 de Novembro 2013

E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono;

porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.

Romanos 13:11

Aos Irmãos e Irmãs,

Bispos, Clero e Laicato de nossa IEAB

Graça e Paz!

Neste domingo vivenciaremos o começo de uma estação litúrgica muito especial para a Igreja: o Advento. Nada mais apropriado para nossa IEAB nestes tempos nos quais reunimos em Sínodo e traçamos caminhos cheios de sonhos para fortalecer a nossa identidade de uma Igreja que adora e serve.

Se pudéssemos definir em termos de sentimento o que nos move neste instante como Província eu diria que vivemos um rico momento de escuta. Escuta da vontade de Deus para nossa Igreja. Escuta do chamado do Espírito para que experimentemos a comunhão das vontades divina e humana. Escuta de uns pelos outros, num imenso e contínuo Indaba.

A experiência recente da espiritualidade do labirinto nos ensinou que antes de nos preocuparmos em oferecer as nossas cosmovisões, precisamos calar a alma, ouvir a voz de Deus e a voz das pessoas que caminham ao nosso lado. A simbologia do Advento aponta para uma coroa perfeitamente circular, sem começo nem fim, apontando para a eternidade de Deus e para a nossa também. O símbolo do labirinto também é circular, significando que nosso caminhar representa o ir e vir, sem nada que impeça o caminho. Nesse caminhar  somos transformados e saímos alimentados para servir ao mundo.

Que nossa IEAB continue sabiamente caminhando na circularidade da meditação, da escuta e do fortalecimento de nosso amor. Que cada vela que for acesa em nossas liturgias de Advento aumente a nossa compreensão e visão da vontade de Deus. E quando o Menino Deus chegar e a luz plena for acesa em nossos corações, possamos dizer como o profeta Simeão: pois já os meus olhos viram a tua salvação!

Um abençoado Advento ao povo anglicano de nosso país!

++ Francisco de Assis da Silva

Primaz do Brasil e diocesano Santa Maria