32º Sínodo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Ocorreu entre os dia 14 a 17 de novembro de 2013, na Casa Assunção, bairro de Sta. Teresa, na cidade do Rio de Janeiro o 32º Sínodo da IEAB. Estiveram presentes 56 delegados e delegadas das 9 Dioceses e do Distrito Missionário de todo o Brasil, representantes da UMEAB Diocesanas, visitantes ecumênicos e a equipe de trabalho, totalizando 90 pessoas.

A abertura solene do Sínodo ocorreu na noite da quinta-feira com a participação do Chefe de Operações da The Episcopal Church (Igreja Episcopal dos Estados Unidos), Bispo Stacy Sauls, que veio especialmente atendendo o convite do Bispo Dom Maurício Andrade. Bispo Stacy ressaltou a importância da Igreja do Brasil como parceira da Igreja Americana. Por fim, foi lida a Carta de Saudação do Arcebispo de Cantuária, Sua Graça Justin Welby. Ele destacou o trabalho do Bispo Primaz e trouxe sua solidariedade a IEAB nos episódios ocorridos na Diocese Anglicana do Recife e na Diocese Anglicana de São Paulo e reafirmou os laços com a Comunhão Anglicana. Igualmente confirmou sua visita ao Brasil em 2014.

Na sexta-feira, no Ofício Matutino, foi lida a Carta Pastoral da Câmara dos Bispos trazendo as diretrizes  para o Povo e Clero da IEAB. Logo após a abertura da 1a. Sessão Sinodal, ocorreu a divisão das Câmaras de Bispos e de Clérigos e Leigos (CCL) para iniciar os trabalhos com suas respectivas Agendas. A CCL elegeu o seu novo Presidente, Sr. Fernando Hallberg Luiz, da Diocese Sul-Ocidental. Logo após a eleição, a CCL enviou comunicado a Câmara dos Bispos sobre a eleição do Presidente.

A Câmara dos Bispos igualmente esteve reunida paralelamente contando com a presença do Bispo Stacy. A Câmara comunicou a notícia para a CCL da escolha do Custódio do Livro de Oração Comum, a Reverendíssima Marinez Bassotto, Deã da Catedral Nacional. Pela primeira vez na História da Comunhão Anglicana, uma mulher é escolhida para ser Custódio do Livro de Oração.

As Câmaras voltam a se reunir em Sínodo para ouvir os Relatórios do Bispo Primaz Dom Maurício Andrade e do Secretário Geral Reverendo Arthur Cavalcante sobre atividades e finanças. Tanto o Bispo Primaz como o staff da Secretaria Geral receberam uma Moção de Agradecimento do Sínodo “[…] pelos serviços e dedicação […]” . Os trabalhos foram encerrados com um Ofício Religioso na Paróquia de São Paulo Apóstolo.

No sábado (16) as delegações puderam trazer suas avaliações e recomendações sobre os mais de 30 Relatórios das Comissões, Cargos e Grupos de Trabalho da IEAB.

O Sínodo Geral convocou oficialmente um Sínodo Extraordinário para Reforma Canônica que ocorrerá no Distrito Federal, em 2015. Outra decisão importante foi a aprovação de alteração do interregno sinodal de 3 para 4 anos. A plenária também acolheu nesse mesmo dia as recomendações dos INDABAS e parabenizou o trabalho realizado pelo Centro de Estudos Anglicanos (CEA).

Durante as atividades da tarde as delegações elegeram o novo Bispo Diocesano da Diocese Anglicana do Recife, o Reverendo João Câncio Peixoto Filho. A Sagração já foi anunciada para o dia 14 de dezembro, na Catedral Anglicana da Santíssima Trindade.

As eleições prosseguiram agora para escolha do novo Primaz. Dois candidatos participaram desse importante momento, a saber: Dom Naudal Alves Gomes (Diocese Anglicana de Curitiba) e Dom Francisco de Assis da Silva (Diocese Sul-Ocidental). Após o primeiro escrutínio e início do segundo, a IEAB aclamou Dom Francisco o 8º. Bispo Primaz.

O Reverendo Arthur Cavalcante foi reconduzido para o serviço na Secretaria Geral da IEAB. O novo Conselho Executivo do Sínodo (CEXEC) passa a ser: BISPOS-Dom Maurício (DAB), Dom Flavio (DASP) e Dom Renato (DAP); CLÉRIGOS- Reverendo Paulo Duarte (DM), Reverenda Ana Maria (DSO) e Reverendo Marcos Barros (DAA), LEIGOS- Daniele Alzeman (DARJ), Cláudio Martins de Sousa (DAR) e Wesley Vergara (DAC).

A Celebração de Encerramento ocorreu na Catedral Anglicana do Redentor, no bairro da Tijuca, com uma Solene Cerimônia Eucarística. O novo Primaz foi oficialmente foi instalado. A Nova Diretoria da UMEAB (União de Mulheres Episcopais Anglicanas do Brasil) foi empossada para a gestão de 2013-2017: Sra. Christina Wnnischofer (DASP), Sra. Magali Kimpara (DASP), Sra. Odete Curtz Carvalho (DM), Sra. Vera Lúcia Silva (DSO), Sra. Beth Teixeira (DAA) e Sra. Sueli Santana (DAB).

Um momento muito especial foi as homenagens para Dom Maurício Andrade   pelos serviços prestados na Primazia durante 7 anos. Dom Maurício prossegue no pastoreio da Diocese de Brasília. A Secretaria Geral da IEAB agradeceu ao bispo emérito Dom Edmund Knox Sherrill, sagrado em 1959, inaugurando na entrada da Catedral, um placa em sua homenagem. Por fim, agradeceu a acolhida oferecida pela Diocese Anglicana do Rio de Janeiro a Igreja Nacional.

Um grande destaque foram os momentos de espiritualidade litúrgica promovidos pela Capelania do Sínodo e a utilização do Labirinto dos INDABAS. Foram utilizadas as orações que farão parte do novo Livro de Oração Comum. Um Ícone Pantocrator (Jesus Cristo) foi especialmente escrito (criado/pintado) a partir dos serviços religiosos.

ACESSE MAIS FOTOS: NINA BOE

ACESSE MAIS FOTOS: HEIDI SCHMIDT