Comissão Internacional Anglicana/Católico Romana (ARCIC III)


A Comissão Internacional Anglicana/Católico Romana (ARCIC), orgão official de diálogo teológico criado pelas duas comunhões, reaulizou a terceira reunião de sua nova fase (chamada ARCIC III) no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, de 29 de abril a 7 de maio de 2013. Foi a primeira vez em sua história de quarenta anos que a ARCIC se reuniu na América Latina e, mais precisamente, no hemisfério sul.

Os membros da Comissão são gratos a Dom Filipe da Silva OSB, abade do Mosteiro, e  sua comunidade pela generosa hospitalidade. A Comissão participou todos os dias da oração vespertina e, no domingo, da missa celebrada na igreja do Mosteiro. A comunidade do Mosteiro, por sua vez, intercedeu diariamente pelos trabalhos da Comissão.

Vários textos foram preparados para a reunião. A discussão desses textos ajudou a Comissão a prosseguir rumo ao objetivo de produzir uma declaração conjunta. Nesta terceira fase, a Comissão tem o mandato de explorar a igreja como comunhão, local e universal e como – em comunhão – a igreja local e universal chega ao discernimento do ensino justo em questões éticas. Em cumprimento a esse mandato, os membros da comissão se dedicaram à análise teológica e à reflexão compartilhada sobre a natureza da igreja e sobre as estruturas que contribuem para o discernimento e a tomada de decisão. A Comissão dedicou parte do seu tempo a estudos de caso de questões éticas, preparados pelos membros da Comissão, e à análise dos modos pelos quais as duas igrejas ensinam atualmente essas questões.

Ao longo de quarenta anos de trabalho, a ARCIC produziu várias declarações conjuntas. O trabalho da ARCIC I rrecebeu respostas oficiais das duas comunhões. A Comissão deu continuidade ao trabalho de preparar os documentos da ARCIC II para apresentá-los às respectivas comunhões a fim de que eles sejam devidamente recebidos. Foram revisadas as respostas dadas até agora às cinco declarações conjuntas produzidas pela ARCIC II. Introduções a essas cinco declarações serão preparadas com o objetivo de situá-las no contexto ecumênico atual.

A Comissão recebeu em jantar líderes locais das igrejas Episcopal Anglicana e Católica Romana, entre eles o bispo anglicano Filadelfo Oliveira e o bispo católico romano Francisco Biasin, bem como membros do diálogo anglicano/católico romano no Brasil. A ARCIC procura aprofundar sua relação com as comissões anglicano/católico romanas de diálogo no nível local e regional. As duas comunhões estão buscando maneiras concretas de compartilhar documentos e discussões sobre o trabalho da ARCIC.

Os membros da Comissão visitaram a Cidade de Deus, uma das favelas do Rio de Janeiro. Eles foram recebidos calorosamente pela paróquia católica romana local e pelo padre Marcio José de Assis Macedo MSC. O reverendo Nicholas Wheeler, pároco da paróquia anglicana da Cidade de Deus, organizou a visita dos membros da Comissão a três projetos da comunidade – um projeto para pessoas idosas, um centro de desenvolvimento comunitário, e o projeto de um mural que narra a história da comunidade através da imagem bíblica da cidade de Deus no livro do Apocalipse. A polícia local explicou como ela procura trabalhar positivamente com a comunidade No final do dia foram celebradas vésperas ecumênicas na Paróquia Anglicana. Ao exprimir sua gratidão, um dos bispos disse que a única expressão que encontrou para resumir a visita foi ‘Cidade da Esperança’. A esperança nasce do trabalho ecumênico concreto (que, sem se envergonhar de sua base cristã, apóia o bem da comunidade em geral) e da dedicada organização e atividade do povo da Cidade de Deus.

A Comissão vai preparar outros textos, ampliar os estudos de caso e continuar seu trabalho com vistas à próxima reunião, prevista para os dias 12 a 20 de maio de 2014.

MEMBROS DA ARCIC III PRESENTES NA REUNIÃO

Moderadores

Reverendo Bernard Longley, arcebispo de Birmingham, Inglaterra

Reverendo Christopher Hill, bispo de Guildford, Igreja Anglicana, moderador adhoc

Católicos Romanos

Reverendo Robert Christian OP, Universidade Angelicum, Roma

Reverendo Adelbert Denaux, professor emérito, Universidade de Lovaina, Escola Tilburg de Teologia Católica, Utrecht, Holanda

Reverendo Arthur Kennedy, bispo auxiliar, Arquidiocese de Boston, Massachusetts, EUA

Professor Paul D. Murray, Universidade de Durham, Inglaterra

Reverenda Irmã Teresa Okure SHCJ, Instituto Católico da Africa Ocidental, Port Harcourt, Nigéria

Professora Janet E. Smith, Seminário Maior do Sagrado Coração, Detroit, Michigan, EUA,

Reverendo Professor Vimal Tirimanna CSsR, Universidade Alphonsianum, Romea

Reverendo Dom Henry Wansbrough OSB, Abadia de Ampleforth, Inglaterra

Anglicanos

Cônega Doutora Paula Gooder, Birmingham, Inglaterra, Igreja Anglicana

Reverendo Nkosinathi Ndwandwe, Bispo Sufragâneo de Natal, Igreja Anglicana do sul da África

Reverenda Linda Nicholls, bispa de Trent-Durham, Diocese de Toronto, Canada, Igreja Anglicana do Canada

Reverendo Cônego Michael Nai-Chiu Poon, Colégio Teológico da Trindade, Cingapura, Igreja da Província du Sudeste da Ásia

Reverendo Cônego Peter Sedgwick, Colégio São Miguel, Llandaff, País de Gales, Igreja no País de Gales

Reverendo Dr. Charles Sherlock, Diocese de Bendigo, Australia, Igreja Anglicana da ustralia

Reverendo Cônego Jonathan Goodall, Representante do Arcebispo de Cantuária, Inglaterra

Consultor

Reverendo Dr. Odair Pedroso Mateus, Secretariado da Comissão de Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas, Suíça

Secretaria

A Comissão tem dois secretários: Cônega Alyson Barnett-Cowan (Sede da Comunhão Anglicana, Londres) e Monsenhor Mark Langham (Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Roma), e o Sr. Neil Vigers (Administrador, Sede da Comunhão Anglicana, Londres).