Livro de Oração Comum e Hinário Episcopal 2013

Ocorreu entre os dias 30 e 31 de maio, nas instalações da Secretaria Geral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) na cidade de São Paulo, a reunião da Comissão Nacional de Liturgia para dar seguimento a reconfiguração do Livro de Oração Comum (LOC) e do Hinário Episcopal (HE). A Igreja do Brasil utiliza desde 1984, o LOC em sua “Forma Abreviada e Atualizada com os Salmos Litúrgicos” e a 1a.Edição do HE de 1962. Desde então a IEAB tem lançado reimpressões desses dois manuais de liturgia.

Levando-se em considerações as demandas pastorais e teológicas já discutidas e solicitadas nos Sínodos, o Bispo Primaz Dom Maurício Andrade (Presidente da Comissão de Liturgia) convocou a Comissão para analisar e revisar as propostas litúrgicas e apresenta-las sistematizadas, como a nova edição do Livro de Oração Comum e do Hinário Episcopal para 2013. Atualmente Comissão de Liturgia (eleita no Sínodo de 2010) é composta pelo: Reverendo Flavio Irala (Diocese Anglicana de Curitiba), Sra. Cristina Martins de Carvalho (Diocese Sul Ocidental), Reverenda Marinez Bassotto (Diocese Meridional) e Reverendo Arthur Cavalcante (Secretário Geral/Diocese Anglicana de São Paulo).

Durante os dois dias de encontros, a Comissão participou em vários momentos de vídeos conferências com Reverendo Dessordi Peres (Custódio do LOC- membro ex-oficio da Comissão/Diocese Meridional) e com o Reverendíssimo Bispo Orlando Santos de Oliveira (Diocese Meridional). O cantor/compositor Xico Esvael (Diocese Anglicana de São Paulo) esteve presente como convidado da Comissão.

Da reunião foram dados os seguintes encaminhamentos:

  • A construção da estrutura básica da próxima edição do LOC a ser submetida, na próxima reunião nacional (20-23 de agosto) da Câmara dos Bispos e do Conselho Executivo.
  • A partir dos trabalhos da Comissão começou-se a esboçar propostas de um Livro de Ritos Alternativos e Ocasionais a serem encaminhadas no segundo momento.
  • Em relação ao HE foi sugerido com apoio do Primaz, a formação de uma Subcomissão, tendo o Reverendo Flavio Irala como coordenador. A intenção é prosseguir com a revisão dos hinos existentes e a introdução de novos hinos sugeridos a partir do contexto das comunidades brasileiras. A Comissão  deu um prazo de 6 meses a subcomissão para apresentar a proposta de Hinário.
  • A criação de um espaço no site da IEAB onde será compartilhado pela Comissão os avanços e os subsídios sobre o LOC e o HE. O jovem Luiz Coelho (Candidato às Sagradas Ordens da DARJ)estará  encarregado de preparar o espaço virtual.

Participou da reunião o Sr. Eduardo Proença, da Fonte Editorial, empresa que estará encarregada da digitalização, diagramação e impressão do LOC. A Livraria Anglicana estará a frente da comercialização e em parceria com a Fonte, pretende-se distribuir em outras livrarias indo além do público episcopal anglicano.

A próxima reunião da Comissão Nacional de Liturgia está marcada para ocorrer entre os dias 13-14 de novembro em São Paulo e espera cumprir sua missão até o próximo  Sínodo em junho de 2013.

Comissão Nacional de Liturgia da IEAB

Secretaria Geral