Conferência dos Secretários Provinciais na Cidade do México

Impressões sobre a 7ª Conferência de Secretários (as) Provinciais da Comunhão Anglicana

Entre os dias 25 de agosto a 1º setembro, ocorreu na Cidade do México, a 7ª Conferência de Secretários (as) Provinciais da Comunhão Anglicana. O convite e a direção principal dos trabalhos ficaram a cargo dos Secretários da The Church in Wales e da The Anglican Church of Canada, a saber, Sr. John Shirley e do Venerável Arcediago Dr. Michael Pollesel. Foi perfeita a acolhida da La Iglesia Anglicana de Mexico, principalmente pela liderança do seu Secretário Geral, Reverendo Cônego Habacuc Ramos-Huerta.  

Esse encontro possibilitou um espaço para o compartilhamento das experiências dos Secretários no aspecto administrativo das suas respectivas Províncias. Cada um teve a oportunidade de falar sobre a conjuntura atual de suas Igrejas.

O Escritório da Comunhão Anglicana esteve presente com sua equipe, liderada pelo Reverendo Cônego Kenneth Kearon (Secretário Geral da Comunhão Anglicana): Sr. Andrew Franklin (Diretor de Finanças), do jovem Sr. Jan Butter (Diretor de Comunicação), da Reverenda Terrie Robinson (Networks e do escritório de mulheres) e Sra. Sally Keeble (Diretora da Aliança Anglicana).

Todas as reuniões de trabalho foram iniciadas com Ritos Eucarísticos dirigidos pelos próprios representantes provinciais. Na partilha do Pão e do Vinho, ficaram unidas todas as províncias anglicanas dos cinco continentes.

Destaco e compartilho os principais pontos da agenda dos Secretários Gerais:

- O Secretário da The Church in the Province of West Africa, Reverendo Cônego Anthony Eiwuley e o Dr. Gregory Straub (The Episcopal Church) conduziram uma sessão com trocas das experiências provinciais sobre o que significa ser um secretário geral/provincial.

-A palestra sobre os desafios financeiros enfrentados pelas Províncias, principalmente a partir da crise de 2009. Foi um momento dirigido pelas igrejas do Canadá e do Brasil.

-O pronunciamento do Reverendo Cônego Bruce Woodcock (The Episcopal Church) sobre o Church Pension Fund

-Os comentários sobre Missão, dirigida pelo Secretário da The Church of England, Sr. William Fittall.

A equipe do Escritório da Comunhão Anglicana apresentou as seguintes palestras: sobre a comunicação (papel e importância), os networks, violência de gênero, ações de desenvolvimento (papel da Aliança Anglicana) e um relatório sobre finanças. O Cônego Keathon, na segunda parte de sua apresentação, palestrou sobre a importância das províncias em dar prosseguimento com os grupos de Indaba, iniciado pela última Conferência de Lambeth (2008). Igualmente solicitou às províncias que enviassem em 2012, seus relatórios para Londres sobre a avaliação ou como andam as discussões ao The Convenant Process.

No domingo (28.08) todos os representantes foram convidados para visitarem as paróquias locais. A IEAB com The Anglican Church in Aotearoa, New Zealand & Polynesia, The Church of the Province of the Indian Ocean, e Mr. Andrew Franklin (Escritório da Comunhão Anglicana) visitaram a Catedral Anglicana do México. Logo após o serviço religioso participamos de um almoço oferecido pela comunidade local. Tivemos a chance de conhecer o centro histórico da Cidade do México e ter um contato com a riquíssima cultura do país.

Na manhã do dia 29.08 tivemos uma apresentação do Bispo Primaz Carlos Touche-Porter sobre a La Iglesia Anglicana de Mexico, na qual abordou a história e as particularidades culturais, pastorais e teológicos. À tarde, o grupo de secretários visitou o Centro Diocesano para conhecer as instalações físicas, a equipe de trabalho e os bispos das dioceses mexicanas.

O Encontro dos Secretários Gerais foi um momento muito importante para aprofundar o meu conhecimento sobre as estruturas da Comunhão Anglicana e ao mesmo tempo, tomar ciência da relação das Províncias com a nossa IEAB. Foi um espaço para reforçar os laços de comunhão histórica com The Episcopal Church (Estados Unidos) e com The Anglican Church of Canada e ampliar contatos com outras províncias. Pude compreender um pouco mais sobre a cultura, o anglicanismo e a diversidade nas províncias africanas. Foi uma oportunidade para estabelecer contato com o novo Secretário Geral da Iglesia Anglicana del Cono Sur de America, Reverendo Daniel Genovesi e partilhar com ele o desejo da IEAB em estreitar o diálogo com nossos irmãos da Província do Cone Sul.

Finalmente destaco a reunião, no dia 31.08, dos Secretários das Igrejas do Canadá, dos Estados Unidos, do México, das Índias Ocidentais, do Cone Sul, e do Brasil, para discutir qual das províncias iria sediar o 2º Encontro dos Anglicanos das Américas. A IEAB teve a honra de ser indicada para ser a próxima anfitriã em 2013.

Mais notícias acessar:  ACNS 

Reverendo Arthur Cavalcante +

Secretário Geral IEAB