Crise e Compromisso

A criação está em crise. Esta é a conclusão da reunião da Rede Ambiental da Comunhão Anglicana – ACEN, realizada em Lima, Peru, em agosto de 2011. Cada participante dos vários lugares da Comunhão relatou os efeitos em suas regiões da mudança climática acelerada e da degradação ambiental induzida pelo ser humano. Descobrimos também que há uma grande ignorância e, em alguns casos, falta de vontade de agir.

Veja na íntegra os documentos elaborados a partir da Declaração de Lima e o Relatório Final da IEAB

Relatório do Brasil sobre a Conferência de Lima

Crise e Compromisso – Declaração de Lima

O moderador da Rede Anglicana de Meio Ambiente, Bispo George Browning (Austrália),  em carta dirigida ao Secretário Geral da IEAB, Reverendo Arthur Cavalcante, incentivou a província brasileira implementar três ações consideradas importantes em favor da Justiça Ambiental:

1 – que, sempre que possível, os custos destinados para as questões  ambientais tenham o mesmo peso em relação aos outros ítens do orçamento financeiro pronvincial; 

2 – que na consideração do orçamento destinado ao meio ambiente, também estejam incluídas auditorias ecológicas, a saber: “ecologização”  dos prédios da Igreja (templos, escritórios e outros), manutenção de jardins, fazendas, e cuidado de árvores  como também a proteção da bio-diversidade  no âmbito onde se encontra a Igreja. Igualmente verificar a qualidade dos materiais e objetos utilizados pelas paróquais na realização dos cultos, em atividades de  educação e de estudo.

3 - a Rede encoraja a IEAB a contratar um profissional para organizar e planejar estrategicamente ações  de justiça ambiental na província. Igualmente terá o papel de intermediar em nome da Igreja, várias atividades sociais procurando animar os fiéis a se envolverem com as questões ambientais.

-

Rev. Arthur Cavalcante

Secretário Geral da IEAB