Novos caminhos para a IEAB

Distrito Missionário Anglicano: a IEAB Estende suas Fronteiras

 

Bispo Dom Maurício Andrade, Primaz, iniciou sua visita Pastoral ao Distrito Missionário Anglicano na terça-feira (12/7), acompanhado pelo Reverendo Arthur Cavalcante, Secretário Geral, e Sandra Andrade, Coordenadora do Serviço de Diaconia e Desenvolvimento (SADD).
Após desembarcarem no aeroporto Jorge Teixeira, em Porto Velho, a comitiva episcopal seguiu para a cidade de Ariquemes, a 200 km da Capital de Rondônia, onde foram recebidos pelo  Venerável Arcediago Reverendo Hugo Armando Sanchez, pároco da Santíssima Trindade e Missão São Pedro e São Paulo.
Desde 2006, esta é a sexta visita de Dom Maurício Andrade ao Distrito, e a primeira do Secretário Geral Reverendo Arthur Cavalcante e Sandra Andrade como coordenadora do SADD.
O Venerável Arcediago Reverendo Hugo Sanchez elaborou uma agenda intensa de trabalhos. A primeira reunião foi com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ângela Bim, sendo a delegação recebida em seu gabinete. Esta reunião tratou da implantação da Casa de Acolhimento Noeli dos Santos, que receberá as mulheres vítimas da violência doméstica.
Ângela Bim destacou a importância deste trabalho com mulheres em situação de risco. “A Casa Noeli será a segunda instituição de apoio em todo o estado de Rondônia”, disse a secretária.
De acordo com Dom Maurício, esta Casa é a concretização de um sonho na diaconia do Distrito. “O projeto da Casa é um dos frutos desse trabalho em parceria com a Prefeitura de Ariquemes, articulada pelo Arcediago Reverendo Hugo e pelo Ministro Leigo Carlos Lima”, ressaltou o Bispo.

 

Em seguida, o Primaz e acompanhantes se dirigiram  para a Câmara Municipal, tendo sido recebidos pelo presidente dessa Casa, vereador Valmir Francisco dos Santos (Val do PT). Foram entregues os documentos da Associação Anglicana Desmond Tutu ao vereador Val do PT, que elaborou o projeto de Lei para reconhecimento de Utilidade Pública dessa Instituição.
“A discussão acontecerá em Sessão Plenária, no mês de agosto, e não tenho dúvidas de que será aprovado este reconhecimento”, afirmou o presidente da Câmara.

Casa Noeli dos Santos
No final do dia, ocorreu a inauguração da Casa Noeli com a presença de autoridades municipais. Débora Vidal (Secretaria de Segurança e Trânsito),  Carolina Lutz (Secretária Executiva do Prefeito José Márcio Londe Raposo),  Carlos Eduardo de Lima (Diretor de Comunicação Social da Prefeitura e Ministro Leigo da Paróquia de Ariquemes), Mary Braganhol (Secretária de Agricultura, Indústria e Comércio),  além da Secretária de Desenvolvimento Social, Ângela Bim e do Presidente da Câmara de Vereadores, Valmir Francisco dos Santos.
Após a inauguração, foi realizada, na Paróquia da Santíssima Trindade, a Celebração Eucarística, na qual foram confirmadas e recebidas 6 pessoas. O Bispo Dom Maurício recondui o jornalista Carlos Lima e Elineide Ferreira para o exercício do Ministério Leigo.O Primaz destacou o crescimento da cidade desde de sua última visita em março de 2010. Atualmente, a região de Ariquemes compreende uma população de 200 mil habitantes.


Visita a LC 50
Na manhã do dia 13, a comitiva provincial visitou o Banco de Alimentos da Secretaria de Agricultura do município. Atualmente, há um programa de assistência nutricional para 400 famílias entre elas paroquianas da IEAB.
A comitiva acompanhada pelo Reverendo Hugo se dirigiu para a “Região da Linha 50”, onde se encontra a Missão São Pedro e São Paulo. Foram percorridos até lá uns 50 km de carro, sendo 17 km em estrada de barro.

Ao chegarem ao local, todos observaram o trabalho desenvolvido pela IEAB junto aos produtores rurais. Devido a migração para uma região próxima, a estrutura do templo da Missão será desmontada e reconstruirão o novo templo mais próximo das casas.

Graças ao trabalho anglicano, uma pequena escola possibilita a permanência de muitas famílias na região. A Igreja em parceria com o município de Ariquemes consegue atender 15 crianças, entre 06 a 11 anos de idade.
Com o apoio de dona Nana, do Sr. Tonhão, Sr. Milton e dona Evilázia, fiéis leigos, o trabalho missionário tem permanecido firme. A Missão Anglicana atende 12 que sobrevivem da plantação de café, de cacau, de bananas e abacaxi.

Antes de retornarem para a área urbana, o Bispo Dom Maurício Andrade fez um momento de oração, e lendo o trecho do evangelho de Mateus –  a Parábola do Semeador – , associando ao trabalho desses camponeses, a sua luta pela sobrevivência e também sobre a responsabilidade de levar a Grande Semente, a Palavra de Deus, aos seus amigos e companheiros.
A visita foi encerrada com um almoço farto e o retorno no fim do dia para Porto Velho.

-

Reverendo Arthur Cavalcante

Secretário Geral da IEAB

&

Carlos Lima

Jornalista e Ministro Leigo da Paróquia da Santíssima Trindade na cidade de Ariquemes