IEAB articula encontro mundial da Aliança Anglicana no Brasil

Tive o privilegio de participar da reunião da Aliança Anglicana, de 11 a 15 de abril em Nairobi, Quênia. O clima estava ótimo, de dia um calorzinho (para nós brasileiros) agradável e as noites frescas para dormir. O clima entre os participantes também estava igualmente ótimo, muito calor humano e conversas bem arejadas sobre os trabalhos que a Igreja Anglicana desenvolve em diferentes partes do mundo. Especialmente tive a oportunidade de escutar as experiências do Haiti, Paquistão e Quênia. Em cada local, em diferentes circunstancias, nossa Igreja tem cumprido a sua missão. Foram relatos muito emocionantes, de verdadeiros testemunhos de fé, de amor a Deus e ao próximo.

No terceiro dia, visitei uma comunidade que, a partir de estudos bíblicos, se uniu para transformar a sua realidade. Em uma área montanhosa com uma belíssima vista do monte Quênia, os pequenos agricultores conseguiram trazer água para irrigação de suas plantações, diversificarem a sua produção, incluindo a piscicultura, e fazendo chegar até o mercado local.

Pauta de Trabalho no Quênia

O tema e o trabalhado da Aliança Anglicana, no encontro da África, apontaram para três pilares: Incidência Pública, Emergências e Desenvolvimento. Num processo muito bem conduzido por Sally Keeble, diretora da Aliança Anglicana, cada representação elegeu um tema que considerava relevante no âmbito regional e global, chegando-se por fim, aos seguintes focos de ação:

  • Empoderamento Econômico com apoio para o micro financiamento, incluindo caminhar em direção a um Banco Anglicano;
  • Paz e Reconciliação aprendendo com as experiências de igrejas em países afetados por conflito, e por fim,
  • Governança.

Significativamente, o encontro foi concluído com uma liturgia muito tocante, incluindo orações pelos povos do mundo.

Próximos Passos

Do Encontro do Quênia, saiu o tema Mudanças Climáticas a ser trabalhado na próxima reunião da Aliança, entre os dias 04 a 07 de outubro de 2011, na cidade de São Paulo.

A Aliança Anglicana oferece a IEAB, através do Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento (SADD), esta grande oportunidade de troca de experiências com nossos irmãos e irmãs de outras partes do mundo. Igualmente, convida-nos também para olharmos, sem perdermos a dimensão global, os desafios de nossa região, e por fim juntarmos os nossos esforços e vozes para transformação do mundo.

Contamos com as orações e o comprometimento de todo os anglicanos para levar este trabalho adiante.

Para saber mais sobre a Aliança Anglicana e o Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento (SADD), visite os seguintes websites: http://sn.ieab.org.br/2011/04/13/ieab-no-encontro-da-anglican-alliance/ e http://www.ieab.org.br/sad/

-

Christina Takatsu Winnischofer

Representante da Diocese Anglicana de São Paulo no SADD