Casamento Real na Inglaterra: Maior Destaque da IEAB na Mídia Brasileira

Na manhã de 29 de abril, os canais de televisão voltaram as suas câmeras para a milenar Abadia de Westminster, na cidade de Londres, por ocasião da cerimônia de casamento entre o Príncipe William e a plebéia Kate Middleton.

No Brasil a cerimônia real foi transmitida ao vivo, e em duas diferentes redes de tv, contaram com a assessoria de dois Bispos da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB): Dom Filadelfo Oliveira (Diocese Anglicana do Rio de Janeiro/DARJ) e Dom Glauco Soares (Bispo Emérito da Diocese Anglicana de São Paulo/DASP e ex-Primaz da IEAB). Segundo Dom Glauco, “foi uma oportunidade importantíssima, talvez inédita, que projetou o nome da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, em todo o Brasil”. Já o Bispo Filadelfo destacou, o uso dos hinos congregacionais e a participação belíssima dos corais presentes nas cerimônias da Igreja Anglicana. O embaixador e diplomata brasileiro Marcos Azambuja, comentarista convidado por uma rede de televisão, de forma imparcial não poupou elogios ao cerimonial religioso da Anglicana por sua profundidade, beleza, musicalidade, simplicidade e objetividade.

A Igreja da Inglaterra (The Church of England) é integrante da Comunhão Anglicana, juntamente com outras Igrejas Nacionais, dentre elas a nossa Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Os comentários de nossos bispos brasileiros sobre o rito e a cerimônia transmitidos pelos noticiários, trouxeram importantes esclarecimentos sobre a IEAB, ou seja, um pouco sobre sua teologia, sua pastoral e história para o público em geral.

Muitos fiéis da IEAB puderam acompanhar toda a cerimônia religiosa, com tradução simultânea para o português, e certamente perceberam muita semelhança com o “Rito Celebração e Bênção Matrimonial”, presente no Livro de Oração Comum (LOC) do Brasil. A cerimônia teve como celebrante o Arcebispo de Cantuária, Sua Graça Rowan William e o sermão ficou com o Reverendíssimo Richard Chartres, Bispo de Londres. O Deão da Abadia de Westminster, Reverendíssimo John Hall, cuidou da condução do Rito Matrimonial.

No Brasil, a Secretaria Geral da IEAB recebeu informações que outras dioceses e paróquias foram também acionadas para auxiliar e assessorar as diversas mídias sobre a Igreja Anglicana.

-

Rev. Arthur Cavalcante

Secretário Geral da IEAB