Mensagem do Primaz sobre transição na Secretaria Geral

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12.2

Saudações aos nossos irmãos e irmãs da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Entre os dias 14-20 de março, estiveram reunidas em Itaara, Rio Grande do Sul, as seguintes instâncias IEAB: Câmara dos Bispos (Retiro e Reunião 14-17), Reunião do Conselho Executivo (CEXEC entre os dias 18-19) e da Junta Nacional de Educação Teológica (JUNET entre os dias 18-19). O fim do Encontro de Itaara culminou no dia 20 com a Sagração Episcopal do Reverendo Francisco de Assis da Silva, na Catedral Anglicana de Santa Maria.

Foram dias para orações, reflexões bíblicas e de planejamentos sobre o futuro de nossa Igreja frente aos novos desafios. A Câmara dos Bispos, o CEXEC e a JUNET se ocuparam de importantíssimos assuntos relacionados com a vida da IEAB, a saber: a pastoral, a missão, a educação e a administração. Todos estavam empenhados pensando e debatendo como dinamizar ações para melhor servir às nossas 9 dioceses e o distrito missionário, bem como buscar a “transformação” de algumas de nossas estruturas provinciais para melhor servir ao próximo e responder as necessidades atuais da IEAB. As reuniões em Itaara foram assessoradas pela Secretaria Geral responsável pela articulação entre os diversos espaços da IEAB.

Assim sendo, em sintonia com o CEXEC foram encaminhadas alterações na estrutura administrativa da Província conforme aprovadas no Sínodo de 2010. Na verdade, esse processo de reestruturação administrativa teve início em setembro de 2006 e contou com o apoio do Conselho Executivo do Sínodo e da Câmara dos Bispos.

O escritório da Secretaria Geral será instalado em São Paulo numa experiência de responder as demandas da missão da Igreja, na certeza de que a nossa estrutura eclesiástica sirva cada vez mais a essas necessidades e com as devidas adequações a realidade financeira. O processo de transição foi iniciado no início do mês de janeiro através de reuniões das quais participei com o Reverendo Arthur Cavalcante (atual Secretário Geral), com o Bispo Francisco de Assis (ex-Secretário) e com a Equipe de Assessoria da Secretaria Geral e do Grupo de Trabalho (GT) Finanças. Assim destaco as seguintes decisões:

1- Toda a parte administrativa da Secretaria Geral estará funcionando nas dependências da Paróquia da SS Trindade, em São Paulo.

2- Por decisão do Conselho Executivo a Livraria também se transferirá para São Paulo. O Arquivo Nacional, Museu e Biblioteca permanecerão em Porto Alegre nas dependências do Edifício Watson Morris.

3- O GT de Finanças permanece na mesma composição, e por fim,

4- O Estandarte Cristão contará com o Rev. Félix de Brito (Diocese Anglicana do Recife) como Editor.

Pedimos a oração e o apoio de todos vocês para essa nova experiência de serviço na IEAB, pois só assim poderemos alcançar com sucesso os nossos sonhos e superar os desafios. Por fim, convidamos a todos para participar da inauguração oficial do escritório da Secretaria Geral que será no dia 14 de abril de 2011, com a presença do vosso Bispo Primaz nas dependências da Paróquia da SS Trindade, Praça Olavo Bilac, no 63. Bairro de Santa Cecília. São Paulo/SP.

Brasília, 25 de março de 2011.
Dia da Anunciação da Bem Aventurada Virgem Maria

Do Vosso Primaz

-

Revmo. Maurício Andrade

Bispo-Primaz da IEAB