Gloria in Excelsis: Francisco de Assis é Bispo da Diocese Sul Ocidental

Os sinos da Catedral Anglicana do Mediador, em Santa Maria, anunciaram na manhã do dia 20 de março que mais um Bispo estava sendo sagrado para servir a Diocese Sul Ocidental e a toda Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB). O Bispo Francisco de Assis da Silva é natural da Cidade de Olinda, tem 51 anos e casado com a Srª. Talita Olders e desempenhava o papel de Secretário Geral da IEAB. Fez seus estudos teológicos no Seminário Teológico Batista do Norte, em Recife. É Mestre em Ciências Políticas da Universidade Federal de Pernambuco. Tem uma larga experiência dentro das principais instâncias pastorais e administrativas da IEAB. Atualmente é o Vice Presidente do CONIC e Vice Moderador da ACT Alliance (Action by Churches Together).

O Povo e o Clero da Diocese Sul Ocidental estavam presentes na cerimônia religiosa para receber o seu mais novo Pastor, o Reverendíssimo Bispo Francisco de Assis da Silva. Segundo informes da Diocese Sul Ocidental estiveram presentes 350 pessoas superlotando o templo. A imprensa de Santa Maria esteve presente durante toda a cerimônia para registrar o ofício de sagração.

O Bispo Primaz da IEAB, Dom Maurício Andrade, presidiu a Cerimônia de Sagração e juntamente com os Bispos Co-Sagrantes, a grande parte da Câmara dos Bispos da IEAB, fizeram ao Bispo Assis, as tradicionais perguntas do Exame do Ordinal de Sagração. Logo após foi a vez do mais novo Bispo, conduzir a todas as pessoas presentes na grande Confissão de Fé da Igreja de Cristo e no compromisso de “permanecer na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações”.

Compareceram à Sagração Episcopal alguns visitantes ilustres, tais como o Prefeito da cidade de Santa Maria, o Sr. César Schirmer, o Bispo da Diocese Católica, Dom Hélio Adelar Rubert acompanhado por Dom Sinésio Bohn, presidente do CONIC regional. Na parte ecumênica estiveram presentes um representante da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, outras comunidades religiosas e representações ecumênicas, tais como: CONIC, CLAI, CESE, CEBI, KOINONIA, CECA e CREAS.

Havia uma grande representação de leigos e leigas de todas as dioceses da IEAB para participar desse momento único da vida de nossa igreja. Não podemos deixar de registrar a significativa presença dos representantes internacionais da Comunhão Anglicana dando a noção de Catolicidade e compromisso de Unidade da Igreja brasileira, a saber:

Bispo Anglicano Julio Murray (Diocese do Panamá, Vice-Presidente da IARCA e Presidente do CLAI Continental)
Bispo Miguel Tamayo (Diocese Anglicana do Uruguai)
Bispo Gilberto Porcal (Sufragâneo da Diocese Anglicana do Uruguai)
Reverendo Cônego Michael Pollesel (Secretário Geral da Igreja do Canadá)
Toni Daniels (Diretora do Departamento de Missão da Igreja Episcopal dos Estados Unidos)
Reverenda Glenda McQueen (Assessora do Departamento de Missão da Igreja Episcopal dos Estados Unidos para América Latina)
Reverendo Bruce Woodcock (Pension Fund- Igreja Episcopal dos Estados Unidos)
Martha Alexander (Deputada Estadual do Estado da Carolina do Norte)

Logo após a cerimônia de Sagração, o momento festivo se estendeu com um grande almoço nas dependências do Clube Santamariense nas proximidades da Catedral Anglicana.

-

Rev. Arthur Cavalcante

Secretário Geral da IEAB