Retiro dos Bispos em clima de fraternidade

De 14 a 20 de março no Centro Diocesano de Conferências (CDC), em Itaara – cidade vizinha de Santa Maria, no Rio Grande do Sul estão reunidas os representantes das principais instâncias da IEAB, a saber: Câmara dos Bispos, JUNET (Junta Nacional de Educação Teológica) e o Conselho Executivo.

Nos dias 15 e 16 ocorreu o Retiro dos Bispos, em clima de harmonia e espiritualidade inspiradas pelos textos do Irmão Marcelo Barros. Na manhã do dia 15, após o café matinal, aconteceu a primeira celebração Eucarística conduzida pelo Revmo. Bispo D. Sebastião Armando da Diocese Anglicana do Recife (DAR). A celebração do dia 16 esteve sob a responsabilidade do Revmo. Bispo D. Filadelfo Oliveira da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro (DARJ). O retiro contou com a assessoria do capelão Revdo. Edmar Pimentel da Diocese Sul Ocidental (DSO). Em ambas as celebrações os Bispos refletiram sobre seus ministérios e partilharam a vivência do sacerdócio episcopal na diversidade de cada região brasileira.

O Retiro dos Bispos teve seu encerramento com uma liturgia na qual foram renovados os votos de Sagração. O Bispo Primaz nos recordou que “… com estas promessas te consagras a Deus para servir a Sua Igreja no Santo Ofício de Epíscopo”.

Um jantar especial foi servido na residência do Revmo. Bispo D. Jubal Pereira Neves e de sua esposa Srª Eleci Passos Pereira Neves na companhia de toda a Câmara dos Bispos, do Bispo Eleito, Revdo. Cônego Francisco de Assis da Silva e do Secretário Geral da IEAB, Revdo. Arthur Cavalcante. Aproveitamos para comunicar que Dom Jubal está em franca recuperação no seu estado de saúde.

Um pequeno escritório da Secretaria Geral foi montado especialmente para assessorar os encontros de Itaara, tendo a colaboração da Srª Sílvia Fernandes, a Assistente da Província. A Diocese Sul Ocidental colocou a disposição parte de seu staff para ajudar na organização do Encontro.

A semana prossegue com mais um dia de reunião da Câmara dos Bispos (17/03), JUNET e Conselho Executivo (18 e 19) e encerrando com a Sagração do Revdo. Francisco de Assis, no domingo dia 20, na Catedral Anglicana do Mediador.

MSS
MSS
MSS
MSS
MSS
MSS

-

Rev. Arthur Cavalcante

Secretário Geral da IEAB