Encontro dos Primazes – Resumo 5

[Estes relatórios têm sido preparados diariamente pelo Escritório da Comunhão Anglicana, com a supervisão de inúmeros primazes representantes de partes diferentes da Comunhão]

Dia 6

No dia final do Encontro dos Primazes em Dublin, eles discutiram o conteúdo dos documentos finais que haviam sido preparados durante a semana. Começaram com a revisão do primeiro rascunho de um documento sobre o objetivo e o alcance do Encontro dos Primazes, após o que continuaram com a revisão de outros documentos — cartas e declarações — cobrindo uma variedade de assuntos internacionais.

Os documentos acordados incluíam uma declaração sobre mudanças climáticas e aquecimento global, um sobre o assassinato do ativista GLBT ugandense David Kato, uma carta aberta ao Presidente Robert Mugabe sobre a perseguição de anglicanos no Zimbábue e uma declaração sobre a resposta da Igreja à violência contra meninas e mulheres. Os mesmos foram publicados na conferência de imprensa e via website da Comunhão Anglicana.

Os primazes concordaram unanimemente em enviar diversas cartas. Alguns exemplos são: carta para as lideranças do Paquistão sobre leis de blasfêmia, uma carta de suporte ao Arcebispo do Sudão, Revmo. Daniel Deng Bul, uma carta ao Primeiro-Ministro Israelense Benjamin Netanyahu acerca do Bispo de Jerusalém, Revmo. Suheil Dawani, uma carta aos líderes das seis nações envolvidas no diálogo quanto à situação das Coreias e uma carta de apoio ao Arcebispo Mouneer Anis, do Egito e ao Papa Copta Shenouda III.

Durante a tarde, os primazes nomearam e elegeram cinco membros e cinco membros alternativos para o Comitê dos Primazes. Quando todos os primazes da Comunhão Anglicana forem informados sobre os eleitos, seus nomes serão divulgados no website da Comunhão Anglicana. Os documentos sobre o alcance e objetivo do Encontro dos Primazes e do Comitê dos Primazes também foram aprovados.

Imediatamente após a conferência de imprensa, os Primazes participaram da Eucaristia final, presidida pelo Primaz da Irlanda, Arcebispo Alan Harper. O Arcebispo de Cantuária, Dom Rowan Williams, foi o pregador. Essa missa marcou o fim do encontro.

-

Equipe do Serviço de Notícias da Comunhão Anglicana