Encontro dos Primazes – Resumo 1

Dias 1 e 2

O 18° Encontro dos Primazes da Comunhão Anglicana começou em Dublin na noite da terça-feira, com uma atmosfera de oração e propósito. Depois das boas vindas e da introdução, o Arcebispo de Cantuária Dom Rowan Williams pediu a todos os presentes que acolhessem em seus corações e rezassem pelos primazes incapazes de comparecer. Ele também lembrou que ao menos um terço dos primazes em Dublin estavam em seu primeiro encontro desse tipo.

Antes de participarem da Oração da Noite, Dom Rowan partilhou de uma pequena reflexão sobre a liderança primacial, ao utilizar o texto de São Marcos 10:35-45.

Antes da Eucaristia matinal da quarta-feira, os primazes colocaram, aos pés do altar, símbolos (incluindo fotos, comida, ilustrações e outros objetos) a representar os maiores desafios para a missão em suas províncias. Isso foi feito a fim de intencionalmente tornar tais questões primordiais em quaisquer atos de adoração durante a semana.

Após as boas vindas oficiais do Primaz da Irlanda, Arcebispo Alan Harper, foi lida uma carta do Taoiseach (Primeiro-Ministro) Brian Cowen. Ele enfatizou que as igrejas têm um “papel importante no entendimento de nossa sociedade corrente, para apreciar o significado da dimensão espiritual e filosófica dos problemas e oportunidades que encaramos”.

O Primeiro Ministro Irlandês adicionou que as igrejas cristãs têm uma missão importante no diálogo global e inter-religioso: “a mensagem de tolerância e paz deve ser proclamada em voz alta nestes tempos de tribulações”.

Os primazes passaram o restante do dia a compartilhar uns com os outros, em grupos pequenos e em plenária, primeiramente seus pensamentos acerca dos grandes problemas da Comunhão, e então suas respostas ao que ouviram dos outros.

Alguns tópicos expostos na plenária incluíram a temática de missão – como compartilhar da melhor forma o Evangelho com o mundo; de diversidade – como membros da Comunhão podem ter posicionamentos diferentes mas mesmo assim trabalhar juntos; das implicações e expectativas trazidas por modelos diferentes de liderança primacial; e da necessidade da Comunhão em lidar com assuntos de caráter provincial de uma maneira mais satisfatória. Tais assuntos incluem a infecção do HIV; leis contra conversões e antiblasfêmia; perseguição de minorias e situações de divisão nacional, como no caso da Coreia.

-

Equipe do Serviço de Notícias da Comunhão Anglicana