Carta pastoral do Primaz sobre o auxílio às vítimas das enchentes no Estado do Rio de Janeiro

“Elevo os olhos para os céus,
De onde virá o meu socorro?
O meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra”

Salmo 121,1,2.

Irmãs e Irmãos,

Paz e Bem!

Nestes dias, temos visto os estragos e o desastre que têm ocorrido em algumas cidades do Rio de Janeiro. Famílias têm sido destruídas e estão enlutadas pelas perdas. As cenas são de choro e pranto diante dos fatos.

Vi na televisão um pai aos prantos porque conseguiu salvar os quatro filhos, mas perdeu a esposa. Aos prantos, ele dizia: “perdi uma parte da minha vida, salvei meus filhos e perdi minha esposa.”

A Defesa Civil informava, no dia de hoje, que já contabiliza 645 mortos, e que as buscas às pessoas desaparecidas continuará. São mais de 13 mil pessoas desabrigadas.

Somos gratos a Deus por muitas mensagens que temos recebido de solidariedade e, muito especialmente, recebemos a palavra de solidariedade e oração do arcebispo Rowan Williams, enviada ao Primaz e ao Bispo do Rio de Janeiro, Dom Filadelfo.

A Diocese do Rio de Janeiro, conforme temos recebido informações, tem iniciado uma campanha de doações para apoiar as vítimas deste desastre. A nossa Missão em Nova Friburgo e a Escola Anglicana em Araras têm sido dois pontos de referência para o apoio às vítimas. Outras comunidades diocesanas estão se mobilizando para integrar esse serviço de apoio.

Quero convocar toda a Igreja do Brasil para que, nestes próximos dois domingos da Epifania de Nosso Senhor Jesus Cristo, ofereçamos as coletas dominicais como doação e apoio de solidariedade. A Diocese Anglicana do Rio de Janeiro disponibilizou a seguinte conta para depósitos:

Banco Bradesco
Agência 3176-3
Conta corrente 433594-5
Diocese Anglicana do Rio de Janeiro
Rua Fonseca Guimarães 12, Santa Teresa
Rio de Janeiro RJ 20240-260 Brasil
+55 21 2220-2148

Conto com a participação de todas as comunidades Anglicanas do Brasil neste apelo de solidariedade, na certeza que o estaremos atendendo concretamente as pessoas que necessitam de apoio, solidariedade e conforto. Faça sua contribuição nestes Domingos, e nossa oferta será um cântico novo para quem vai receber.

Do Vosso Primaz,

-

Revmo. Dom Mauricio Andrade

Bispo Primaz da IEAB