Evento Ecumênico e Inter-religioso promove reflexão sobre direitos humanos

Ocorreu entre 11 e 15 de novembro o fórum brasileiro da ACT Aliança, em Itaici, interior de São Paulo.

De acordo com press-release publicado por Marcelo Schneider, estiveram presentes cerca de “300 participantes, em sua maioria jovens, de movimentos sociais, populações nativas (quilombolas e indígenas), denominações cristãs e outras expressões religiosas de diferentes regiões do Brasil e de alguns países da América do Sul (Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Bolívia e Peru).”

Tais eventos ocorreram anteriormente em 1994, 2002 e 2005. Nesta edição, a motivação central é que “a formação ecumênica sirva de plataforma para aprendizado e reflexão acerca de questões relacionadas ao tema dos direitos sociais, econômicos, culturais e ambientais.”

As fotos do evento, captadas pelo Secretário Geral da IEAB, Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva, podem ser vistas em: http://picasaweb.google.com/xicoasilva/Jornada

Segue o restante do comunicado oficial do evento:

O tema desta Jornada é “Ecumenismo, Ecologia, Economia e Vida”. O principal objetivo é desenvolver uma maior incidência fora do círculo ecumênico brasileiro e latino-americano sobre estas questões.

O papel da juventude neste processo é a questão transversal nas discussões sobre direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais que enfrentam o desafio que criar uma consciência mais afetiva acerca destes pontos.

Inspirados por uma metodologia inclusiva, os/as participantes da Jornada irão assistir dois painéis de análise de conjuntura e trabalhar em grupos de diálogo divididos de acordo com a região de cada participante.

Um dos momentos mais esperados da Jornada Ecumênica é a apresentação do Ministro-Chefe das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, no domingo, dia 14. Padilha versará sobre o tema “Limitações e Possibilidades no processo de Afirmações dos DHESCA na Perspectiva do Estado”.

O FE Brasil (ACT Brasil Forum) é formado pelas organizações-membro de ACT no país, representantes locais de agências de cooperação e 21 representantes de igrejas, conselhos de igrejas, organizações ecumênicas e seminários teológicos.

A Jornada Ecumênica recebe apoio financeiro da CESE, Christian Aid, CREAS, FES/CNBB/Caritas Brasil, Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Igreja Metodista Unida – GBMG (EUA) e Igreja Unida do Canadá.

Para saber mais sobre a Jornada, visite: http://www.projornada.org.br

-

Luiz Coelho

Membro do GT-Comunicação da IEAB