Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva eleito Bispo Coadjutor da Diocese Sul-Ocidental

No domingo, dia 25 de outubro de 2010, foi realizado concílio extraordinário da Diocese Sul-Ocidental (DSO), com sé em Santa Maria, RS, para a eleição de novo bispo coadjutor, que a seu tempo, sucederá o atual bispo (Dom Jubal Neves) como diocesano. Ganhou a eleição, no primeiro escrutínio, o Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva, atual secretário geral da IEAB. Segundo o Rev. Cônego Carlos Getúlio Hallberg, “A DSO repetiu seu costume em eleições episcopais, ou seja, elegeu o bispo no primeiro escrutínio, pois assim foi com Olavo, Jubal, Naudal e agora Francisco”.

Eis os resultados:

Votos de clérigos Votos de leigos
Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva 14 34
Rev. Ana Maria Esvael Lopes 06 19
Rev. Cônega Carmen Etel Alves Gomes 1 2
Rev. Jorge Guaraci 1 0

O Concilio iniciou com uma bela celebração eucaristica com a presença de clerigos(as) e leigos (as) de toda a Diocese, a Catedral esteve repleta no momento da Celebração. Segundo o Bispo-Primaz, Dom Maurício Andrade, “a Celebração foi marcada pela busca da unção do Espirito Santo, e não obstante tudo o que aconteceu no período anterior ao dia da eleição, foi possivel sentir um momento especial para esse momento de eleição.”

A DSO vem resistindo bravamente nestes últimos meses, após a grave doença que acometeu seu bispo diocesano. Graças a Deus, Dom Jubal já apresenta melhoras, mas não pôde estar presente no concílio extraordiário. A IEAB renova os votos de oração pela vida de Dom Jubal e de sua família, e transmite a esperança de que ele possa se recuperar brevemente.

O Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva encontrava-se, no momento da eleição, na Tanzânia, onde participou da assembleia da ACT Alliance (uma aliança de diversas agências missionárias e de serviço aos necessitados), na qual foi eleito vice-moderador. Em sua mensagem de aceite do resultado, pediu que “Deus seja [seu] auxiliador e que a Igreja seja [sua] conselheira neste caminhar.” Também agradeceu “as manifestações dos senhores bispos e de clérigos e leigos” pediu “a cada um que coloquem [sua] vida e a vida de Talita em suas orações”.

De acordo com os cânones da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a eleição ainda carece de aprovação dos bispos e conselhos diocesanos. Tão logo tais resultados sejam obtidos, a sagração do novo bispo coadjutor será agendada.

Francisco, mais conhecido como Xico, é natural de Olinda/PE, cursou teologia no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, complementando seus estudos anglicanos no Seminário Anglicano de Estudos Teológicos, no Recife. Foi ordenado diácono em janeiro de 1991 e presbítero em dezembro do mesmo ano. Foi Reitor da Paróquia (agora Catedral) de Santa Maria (em Belém do Pará), coordenador do Centro de Estudos Anglicanos e reitor da Paróquia de Todos os Santos em Novo Hamburgo/RS. De 2003 a 2006, ocupou concomitantemente a presidência da Câmara de Clérigos e Leigos. Ele também é advogado e Mestre em Ciências Políticas.

-

Luiz Coelho

Membro do GT-Comunicação da IEAB