Confelíder 2010

No dia de Corpus Christi, a Confelíder 2010 continuou suas atividades com uma procissão, a Procissão das Beatitudes, em direção à Gruta do Cristo, no Recanto Betânia/SP. Durante a procissão, foram feitas as estações das Bem-Aventuranças. Na concentração diante da Cruz, cada um refletiu acerca de qual bem-aventurança mais tocou e desafiou sua vida, e confidenciou aos presbíteros que ao ouvir, devolviam a décima bem-aventurança. A procissão encerrou-se no local de origem, com relatos dos desafios, resgates e sonhos para a IEAB, refletidos por grupos no dia de ontem.

Ainda pela manhã, houve três painéis apresentados respectivamente por D. Jubal, sobre o tema As marcas da Missão, pela Revda. Lucia Dal Pont Sírtoli, sobre o tema Bíblia e Missão, e pela Ass. Social Maristela Letzow Silva, sobre o tema Experiência leiga na Missão. Recordamos e reafirmamos a importância das marcas da missão para a vida da Igreja em todos os seus níveis. Também fomos impactados pelo testemunho missionário na área da diaconia, realizados pela Diocese Anglicana de Pelotas, por meio do Projeto Ciranda.

Durante a tarde, a Confelíder se reuniu em grupos divididos por Áreas Provinciais. A partilha de experiências, dificuldades, desafios, sonhos e projetos foram abordados por todos os participantes, leigos e clérigos, a partir de nossas experiências culturais, sociais e eclesiais de cada região geográfica de nosso país. Foram apresentadas recomendações e comprometimentos dos participantes à plenária com a mediação do Bispo Primaz D. Maurício Andrade, que “costurou” todos os relatos, dentro do “espírito” do encontro, que nos desafia a uma igreja acolhedora e servidora de todas as gentes.

Destacamos a presença de nossos visitantes Edison Costa, secretário executivo do CEBI/RS e de Karla Ávila, assistente para a América Latina e Caribe do ERD (Episcopal Relief and Development) que transmitiram seus sentimentos e reações aos temas propostos pelo aprofundamento e reflexão, retificando o desejo de fortalecimento das parcerias na missão de Deus para a IEAB, ambos fazendo uma avaliação muito positiva da Confelíder 2010.

-

Rev. Josué Flores

Membro do GT-Comunicação da IEAB