Dioceses celebram 25 anos de ordenação feminina na IEAB

Diocese Anglicana de Curitiba

Nos dias, 15 e 16 de maio, na comunidade São Pedro, que tem liderança pastoral da Revda. Carmen Etel, foi realizado o encontro diocesano de mulheres, coordenado pela postulante Selma Rosa, coordenadora da UMEAB diocesana, e celebração em ação de graças pelos 25 anos da ordenação feminina.
Com representantes de Londrina, Foz do Iguaçu, Curitiba, UMEAB da Diocese Sul Ocidental e UMEAB Nacional, representadas pelas irmãs Marines e Cristina, e mais a presença do Bispo emérito Dom Clovis Rodrigues e sua esposa Suleni Rodrigues, ocorreu encontro diocesano da UMEAB, com as representações citadas, no sábado, dia 15. No domingo, sob a presidencia do Bispo Diocesano Dom Naudal, celebrou-se a Santa Eucarisita em ação de graças pelos 25 anos da ordenação feminina na IEAB e na América do Sul. A  Côn. Carmen Etel Alves Gomes, foi a pioneira nesses dois niveis. Em emocionante celebração, marcada pela adoração, louvor, ação de graças e testemunho, testemunho sobre a vida e vocação das mulheres leigas e ordenadas.
A celebração contou com muita simbologia e dança litúrgica no momento do “abraço da Paz”, que encantou e sensibilizou a todos.


No final, foi descerrada uma placa comemorativa, afixada no hall de entrada do templo da comunidade São Pedro, destacando a pioneira Carmen Etel, as demais reverendas da DAC e a missionária pioneira, enviada pelo Seminário de Virginia, em 1891,  Mary Packard, dando graças a Deus pelo ministério feminino,  que tem sustentado a estrutura da Igreja e seu compromisso e fidelidade com a missão de Deus.
Muitas mensagens foram recebidas, entre elas a da Sec. Geral, na pessoa do Rev. Côn. Francisco de Assis da Silva e de inúmeros reverendas e reverendos amigos e companheiros da Revda.Carmen Etel.(por Revmo D Naudal Gomes)

Diocese Anglicana do Recife

A Diocese Anglicana do Recife recebeu numa bonita liturgia duas novas diáconas, Ilma Oliveira Rios e Rosemary Ferreira da Cunha. A ordenação ao diaconato aconteceu na Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, nos sábado 15 de maio, às 17 horas, em cerimônia presidida pelo bispo diocesano, Dom Sebastião Armando Gameleira Soares, com participação do clero e expressiva presença das comunidades dos pontos missionários do Cabo de Santo Agostinho e Jesus de Nazaré.

A ordenação marcou também o encerramento do encontro diocesano da UMEAB -União das Mulheres Episcopais Anglicanas do Brasil, que contou com a participação de mulheres de várias comunidades da Diocese Anglicana do Recife, e a comemoração dos 25 anos de ordenação feminina na IEAB. (por Revdo Félix Batista Filho)

-

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB