Santíssima Trindade: mais uma joia na coroa da IEAB completa seu centenário

Ontem foi mais um dia de festa para a nossa Igreja. A Paróquia da Santíssima Trindade, localizada no tradicional bairro do Méier, no Rio de Janeiro, celebrou com muita festa o seu aniversário de 100 anos. A missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Filadelfo Oliveira, e contou com a presença em massa do povo da paróquia, do clero diocesano e de visitantes locais e ecumênicos.

A Santíssima Trindade é a terceira comunidade mais antiga da Diocese do Rio de Janeiro, ficando atrás apenas da Paróquia do Redentor, que comemorou seu centenário ano passado, e da Igreja de Cristo (Christ Church), primeira comunidade anglicana do Brasil, com duzentos anos de história servindo de capelania para a comunidade anglófona da cidade.  Se considerarmos apenas os trabalhos em língua portuguesa e intencionalmente voltados à imensa maioria de cariocas, a Igreja da Santíssima Trindade reveste-se de ainda maior importância.  É fruto direto do primeiro trabalho de evangelização episcopal na Cidade Maravilhosa.

Por ela passaram diversas figuras ilustres da IEAB. Nela foram realizados inúmeros concílios e eventos diocesanos. Hoje, após uma série de revezes que lhe impuseram um pesado fardo financeiro, a igreja anglicana do Méier vive seu renascimento. Gradualmente, tem voltado a exercer seu papel histórico de evangelização no coração daquele bairro, e tem experimentado crescimento qualitativo e quantitativo.  Atualmente, seu reitor é o Rev. Eduardo Costa, jovem carioca com a cara da nova geração anglicana da IEAB. A Trindade comemora seus 100 anos sem lamentos, mas olhando para o futuro com muita esperança e fé.

O Bispo Filadelfo ressaltou, em sua homilia, o papel importantíssimo daquela paróquia na missão episcopal no Rio de Janeiro.  Também enfatizou a necessidade de se seguir o mandamento missionário e de transformação que tem caracterizado a comunidade.  O santuário ainda estava parcialmente em obras, mas já era possível ver os primeiros resultados de uma reforma de embelezamento desse edifício histórico. Ao final da celebração, o bispo abençoou o novo crucifixo afixado no lado leste do templo.

Get the Flash Player to see the wordTube Media Player.

Um momento igualmente tocante foi a participação de membros ativos na vida paroquial ao longo de décadas a fio. As senhoras Alcy e Orchidéa, que ajudaram a sustentar a paróquia por anos e anos, participaram da liturgia fazendo as intercessões e uma leitura, respectivamente.  A Sra. Orchidéa, membro mais antigo da paróquia, também ganhou uma orquídea como presente pela sua fidelidade à comunidade, entregue à ela pelo Pe. Eduardo Costa em nome de toda a congregação.  Outra leitura foi proferida pelo Sr. José, membro mais recente da paróquia, o qual foi recebido em comunhão naquela noite.  Além disso, a celebração contou com a instituição de um ministro leigo.  Após 100 anos, a Trindade continua a se renovar, buscando ser luz no bairro do Méier e no Rio de Janeiro.

Mais fotos do evento podem ser vistas a seguir:

XML File doesn't exist

-

Luiz Coelho

Membro do GT-Comunicação da IEAB