Ação Ecumênica de Mulheres reflete sobre a CFE 2010

Mulheres representantes das Igrejas do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – estiveram reunidas em São Paulo nos dias 27 e 28 de fevereiro para refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica numa perspectiva de gênero.

O evento, coordenado pela Ação Ecumênica de Mulheres, segmento do CONIC que trata das questões de gênero, permitiu uma apropriação dos desafios que se colocam para as mulheres dentro do sistema econômico excludente que as Igrejas querem questionar com a Campanha da Fraternidade deste ano.

P2702100003
A assessora Cecília Castillo, coordenadora do Programa de Gênero do CLAI, participou da primeira mesa do Encontro (foto) e trouxe dados estatísticos que reforçaram a consciência de que na América Latina estamos ainda muito longe de uma justa igualdade de gênero nas relações econômicas. Além do mais, dentro das próprias Igrejas, essa desigualdade tem sido reforçada por uma cultura de conformismo que precisa ser contestada com muita firmeza.

As mulheres tiveram a oportunidade de partilhar suas experiências locais de lutas pela superação de desigualdades e ainda puderam ouvir testemunhos de como iniciativas de economia solidária puderam ajudar muitas mulheres no Brasil a alcançar sua autonomia econômica.

Além dos painéis e partilha de experiências, as participantes puderam viver momentos de inspiração devocional, sempre ligados à temática da Campanha. As orações, os textos litúrgicos e as canções evocaram o lema : Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro!

A IEAB se fez representar no Encontro pela Presidente da UMEAB Provincial,  Eunice Ramos, e pela Presidente da UMEAB da diocese Anglicana de São Paulo, Christina Takatsu Winnischofer.

-

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB