Bispo Primaz visita a Diocese Anglicana de Pelotas

Como parte das celebrações dos cem anos de construção do templo da Catedral do Redentor e dos vinte anos de criação da Diocese Anglicana de Pelotas, o Bispo Primaz D. Mauricio Andrade e sua esposa Sandra, estão visita à diocese desde ontem e até a segunda-feira. Acompanham o Primaz e esposa o Secretário Geral, reverendo Francisco de Assis e sua esposa Talita.

A visita contempla uma intensa agenda que inclui visita a autoridades municipais, lideranças ecumênicas como o Pastor Sinodal Dietmar Teske e o bispo católico romano D. Jacinto Bergman e entrevistas em diversos órgãos de comunicação na cidade. Aliás, a visita tem sido amplamente divulgada e está em destaque nos jornais, rádios e televisões que atendem Pelotas e toda a região Sul do estado.

DSC00232

Na visita ao Sínodo Sul Riograndense, D. Maurício presenteou o Pastor Dietmar com um exemplar da publicação Nossa Fé – uma exposição contemporânea das afirmações dos Credos – e destacou a caminhada ecumênica das duas Igrejas no testemunho de justiça e compromisso com a vida.

Na visita a D. Jacinto, além da entrega de um exemplar da mesma obra, D. Mauricio resgatou a caminhada da IEAB no diálogo com a Igreja Católica e a importância de continuarmos buscando caminhos de cooperação.

Em cada uma dessas visitas percebeu-se a grande visibilidade que nossa Igreja tem nesta cidade que é um dos pólos regionais do estado do Rio Grande do Sul. A Catedral do Redentor é um dos cartões postais da cidade e os eventos que ele realiza tem recebido uma carinhosa atenção da sociedade pelotense. Um dos mais tocantes momentos da visita aconteceu ontem durante o almoço servido aos visitantes pela coordenação do Projeto AMAR, nas casa das Irmãs Farias, onde um grupo de crianças e adolescentes fez uma apresentação de música instrumental que incluiu entre outras, canções de Tom Jobim e de Beethoven. Todos ficamos emocionados em ver a transformação de vidas que o Projeto vem realizando através de atividade da capacitação e de descoberta de dons.

DSC00241

Na tarde deste sábado, as lideranças da pastoral da Juventude se reuniram com o bispo Primaz para apresentarem os trabalhos que desenvolvem na diocese e pudemos ver como a diocese tem uma diversidade de trabalhos que envolvem os jovens na vida da Igreja, tornando-os grandes motivadores tanto na vida cotidiana das comunidades como agentes de transformação da sociedade.

Na noite de ontem, uma congregação de quase 200 pessoas se reuniu no templo da Paróquia do Divino Salvador, em Santa Helena, para a celebração de confirmação de doze jovens a adolescentes. D Mauricio foi o pregador da celebração e em sua fala lembrou a necessidade de não nos acomodarmos em nosso testemunho cristão, enfatizando que a transformação das vidas e do mundo depende da nossa capacidade de colocarmos nossos dons a serviço de Deus. Desafiou os confirmandos a refletirem sobre seus próprios dons e escolherem aquele que os farão membros ativos da Igreja e ajudarem a comunidade a cumprir com o seu papel no mundo.

DSC00281

A intensa programação terá continuidade até segunda-feira e estaremos mantendo nossos leitores informados dos principais eventos. Fica aqui a constatação do imenso carinho com que D. Renato e sua esposa Alice, bem como a liderança clerical e leiga da diocese, tem recebido os visitantes.

-

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva
Secretário Geral da IEAB

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB