SAD realiza oficina de capacitação em Curitiba

Gestão de projetos na direção de um serviço qualificado ao mundo é o foco de mais uma etapa de capacitação coordenada pelo Serviço Anglicano de Desenvolvimento. Desta vez, a reunião ocorre em Curitiba, com a presença de delegações das dioceses das regiões I e II.

Uma particularidade deste evento é o aumento da representatividade das delegações com a inclusão de representantes da Juventude, do clero e de administradores diocesanos.

A temática da Gestão de Projetos tem sido conduzida pela assessora Fátima Nascimento. Princípios relacionados com elaboração de Orçamento, com o gerenciamento de projetos e a prestação de contas tem sido expostos e discutidos com os participantes, sempre lembrando que sem esses elementos a execução de projetos está sob o risco de comprometimento de sua qualidade e de sua eficácia.

A observância de princípios racionais na gestão de projetos é absolutamente necessária para a Igreja especialmente nestes  tempos de exiguidade de recursos e de necessidade de otimização para o alcance de objetivos da Missão.

Outro foco destacado da oficina é a capacitação das lideranças da Igreja para a realização da  Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010(CFE2010), assumida pelas Igrejas do CONIC.

O tema da CFE2010 mexe diretamente com o cerne da relação entre economia e vida, apontando os desafios da desarticulação entre as duas coisas, gerando exclusão e degradando a sociedade humana. Sob a assessoria da Revda. Lúcia Sirtoli – representante da IEAB na Comissão da Campanha – os participantes tem tido a oportunidade de estudar o texto base e demais subsídios que deverão ser usados nas comunidades de toda a Igreja, ampliando a consciência de nosso povo para cumprir  mais sistemáticamente sua Missão no Brasil.

O Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva , Secretário Geral e membro do Comitê Gestor do Fundo Ecumênico de Solidariedade, apresentou a finalidade do fundo e os critérios necessários para a apresentação dos projetos que deverão ser financiados por ele.  Lembrou que todos os projetos deverão estar relacionados com a temática da campanha e serão importantes instrumentos para a ação transformadora que as Igrejas poderão realizar junto com os excluidos na sociedade brasileira.

A assessoria teológica da oficina tem sido conduzida por D. Sebastião Armando, bispo da diocese anglicana do Recife. Sua contribuição tem sido apontar os fundamentos teológicos da ação diaconal da Igreja ressaltando que não há razão nenhuma para um divórcio entre o ser Igreja e o servir ao mundo. A diaconia é tarefa essencial da fé cristã e tem um caráter claramente político, transformador. Não é tarefa para alguns nem para especialistas mas para toda a Igreja.

A delegação jovem enviada à oficina tem se reunido para avaliar a caminhada da Juventude na vida da Igreja e, através da partilha de suas experiências atuais em seus contextos diocesanos, estabelecer metas para o processo de articulação e reestruturação da UJAB Provincial. Assessorados pela Revda. Tatiana Ribeiro, os jovens tem sido motivados a assumirem o seu lugar na vida da Igreja e enriquecerem a prática da missão e do serviço com seus dons.

A oficina do SAD começou ontem, dia 15, e se estende até o domingo 18, quando será encerrado com uma celebração na Catedral de São Lucas.

-

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário-Geral da IEAB