Presença brasileira na reunião do Conselho Consultivo Anglicano

A reunião do Conselho Consultivo Anglicano começou no dia 02 de maio em Kingston, Jamaica, com a presença de nosso representante, Prof. Joanildo Burity. O ACC – como é chamado por sua sigla em inglês – é o órgão legislativo da Comunhão Anglicana e se compõe de representantes de todas as Provincias anglicanas, contemplando as três ordens (leigos, clérigos e bispos). Nosso delegado estará nos enviando informes periódicos sobre o evento e as primeiras informações enviadas por ele estão reproduzidas abaixo:

acc14

Começamos com uma “manhã silenciosa” conduzida pelo Arcebispo Rowan Williams, que se dividiu em três momentos – um breve reflexão sobre Mt 13.44 (a parábola do tesouro perdido), seguida por um longo período de silêncio individual, e de uma segunda reflexão sobre Mt 13.45-46 (a parábola da pérola de grande valor).  Neste momento, o arcebispo ressaltou que o ACC deveria ser  visto como parte de nossa procura/espera pelo Reino de Deus e que as duas parábolas nos falam de como o Reino nos chega, não pelos nossos esforços, mas como dom inesperado de Deus (como um trabalhador rural que, preparando o solo do patrão para a semeadura, bate com sua enxada numa caixa contendo um tesouro – nós, nordestinos chamaríamos de “achar uma botija”!). Além disso, o Reino não está no além, está encravado no mundo e Deus nos mostra, no meio da faina cotidiana, num momento de surpresa, uma revelação do Reino. Agora, ao nos darmos conta disso, reconhecemos imediatamente o valor do achado e devemos estar dispostos a arriscar tudo o que temos para ter o Reino. O mesmo se dá com o comerciante de pérolas, que ao invés de vender a que encontra, compra-a para si. Mas neste caso, o arcebispo sugere, o faz talvez por reconhhecer nela sua própria identidade, quem ele realmente é (ou deseja ser) e assim tudo faz para mantê-la, ainda que tenha que lançar mão de tudo o que tem, deixando de ser comerciante talvez.

Após uma eucaristia ministrada pelo arcebispo Rowan ao meio-dia, voltamos à tarde para uma série de atividades destinadas a apresentar a programação. Esta está montada sobre o trabalho em pequenos grupos – seja nos estudos bíblicos, seja nos “grupos de discernimento” (que examinarão todos os assuntos da pauta do encontro, antes das plenárias de deliberação). Apresentações individuais foram feitas nos grupos, estimulando ao máximo o encontro pessoal, e membros do Comitê Executivo presentes colocaram-se à disposição para esclarecer detalhes práticos do programa.

Na semana que se inicia, estaremos examinando relatórios sobre missão na Comunhão Anglicana, o Pacto Anglicano, as redes temáticas da Comunhão (12 delas – ver site), relaçõs ecumênicas (até a quinta-feira) e deliberando e votando sobre o Pacto  e o relatório do Grupo de Continuação do Processo de Windsor (na sexta-feira). (Prof. Dr. Joanildo Burity)

-

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB