Campanha da Quaresma: Primeiros frutos

Durante a semana que passou, recebemos na Secretaria Geral alguns testemunhos muito marcantes de comunidades de diversas dioceses que partilharam a experiência da Campanha da Quaresma.

 

campanha na catedral

 

Em termos financeiros é bom afirmar que a Campanha ainda não está completada porque muitas comunidades ainda não enviaram as coletas. Uma última atualização aponta na direção de que a campanha já alcançou a quantia de dois mil reais – um pouco superior às duas Campanhas de Missão realizadas nos dois anos anteriores. Evidente que não nos arriscamos a um prognóstico do alcance que a Campanha da Quaresma terá, pois muitas comunidades ainda não enviaram a coleta.
Mas o mais importante em tudo isso é o reconhecimento de que a Campanha foi muito bem recebida nas comunidades que realizaram os estudos. Cumpre aqui agradecer o excelente trabalho feito em conjunto pelos GTs de Missão e Educação Cristã. Os estudos conseguiram captar a atenção e motivaram as comunidades que os aplicaram a refletir sobre o sentido da doação.
Destacaria aqui dois testemunhos que considerei de suma importância. O primeiro veio de Belo Horizonte através da Revda. Meriglei. Segundo ela, a campanha foi um sucesso entre as crianças da escolinha dominical. Uma participação maciça e dedicada. A própria pároca expressou seu impacto pessoal com a alegria das crianças em colocarem com tanta felicidade as moedas que traziam de suas casas no cofrinho providenciado para a escola dominical. A ansiedade para a hora da coleta era visível em todas as crianças. Faziam aquilo com um senso de responsbailidade e com uma seriedade tremenda. Tenho certeza que muitos adultos de nossa Igreja ficariam impactados com tamanho senso de compromisso. Fico a imaginar como isso terá um impacto no senso de compromisso dessas crianças com Deus e sua Igreja.
O outro testemunho vem do rev. Hugo, lá de Ariquemes, cujas comunidades enviaram um texto escrito que reproduzimos abaixo:

" Vimos  neste momento agradecer os esforços da Secretaria Geral, em especial o Reverendo
Francisco pela ajuda que nos deu em aprofundar o tema, durante o tempo de quaresma, as comunidades que estudaram semanalmente em grupo em família os textos bíblicos e meditações, ajudaram a que esta campanha seja o êxito, as comunidades que se comprometeram neste processo provincial, responderam de uma maneira que nos assombrou, como por exemplo a comunidade da Santíssima Trindade  que a partir da sua pobreza e após a ver passado por um momento traumático do assalto da mesma , ela respondeu juntando R$ 120,00 reais em moeda.   A
missão organizada  Phileon com um ano de vida juntou R$ 160,00 reais. Durante este tempo, escutei várias vezes o Rev. Francisco dizer “ a Igreja tem a cara de nosso compromisso”. Esperemos que as próximas campanhas nos sintamos mais comprometidos com as mesmas, e dessa maneira nos sintamos  um corpo maior, que é a Igreja Nacional e que não olhemos só para a nossa comunidade e sim para a missão da Igreja como um todo".

Para quem assistiu aos recentes episódos que atingiram a paróquia da SS Trindade em Ariquemes poderia imaginar que a capacidade de contribuir estivesse voltada para a prioridade local, de refazer as coisas e certamente essa atitude seria compreensível. Mas a experiência revelou o contrário. A Campanha realmente motivou as pessoas a pensarem para além de suas próprias comunidades e enxergassem a dimensão missionária de toda Igreja.

Seguiremos acompanhando o resultado da Campanha e informaremos a Igreja sobre os valores arrecadados bem como outros testemunhos dessa experiência que passa a fazer parte do calendário de nossa Provincia: a Quaresma como ocasião para reflexão e doação!

Se porventura alguma comunidade ainda não transferiu os recursos arrecadados para a conta

Banco Bradesco
Ag. 3319-7
C/C 27.742-8

pedimos a gentileza de contatar a Secretaria Geral e informar a transferência.

-

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB