IEAB participa de Consulta Internacional da USPG

O Bispo Primaz e o Secretário Geral da IEAB participaram da Consulta Internacional da USPG – United Society for Propagation of Gospel – que discutiu os rumos da Sociedade para o triênio 2010-2012. Com a presença de representantes de 20 Provincias, a Consulta avaliou o triênio que será concluido no ano que vem e apontou mudanças para o próximo.

A conjuntura financeira internacional e seus reflexos sobre a USPG foram analisados pelos participantes e algumas falas desafiadoras em relação à captação de recursos foram compartilhadas e discutidas por todos. Cada Região foi desafiada  a apresentar seus principais desafios e prioridades na área de Missão.

 

secretário fala à consulta

Dentre as conclusões, ficou evidente o papel que a Sociedade representa na construção de laços de companheirismo dentro da Comunhão Anglicana. Verificou-se também a necessidade de um sistema de avaliação dos projetos e de sua transparência, principalmente a partir das novas exigências de caráter legal diante do governo do Reino Unido.

Em termos de orçamento, concluiu-se que a despeito de um previsível déficit para o exercício de 2009 e anos seguintes, a Consulta decidiu manter os mesmos patamares de recursos destinados aos seus diversos programas, não afetando com isso, o atual estágio de destinação de recursos para as diversas regiões.

primaz fala à Consulta

A dinâmica da reunião incluiu uma intensa vida litúrgica e devocional, com inspirativas celebrações e uma sequência de estudos bíblicos que explorou como tema a Cidade de Deus, com aportes do AT, do NT e do Evangelho. Trabalho em grupos e também por regiões, oportunizaram um alto grau de consenso entre os participantes. A despeito da diversidade teológica dos participantes, foi possível vivenciar com toda propriedade a natureza anglicana de conjugar diversidade e unidade.

O Bispo Primaz, D. Mauricio, foi reconduzido para a função de membro do Conselho dos Trustees e o Rev. Francisco foi convidado a fazer parte do chamado grupo de monitoramento da Consulta, que avaliou diariamente o desenrolar metodológico da mesma. Outro ponto a destacar na Consulta foi o número de Primazes presentes: cinco de diversas partes do mundo.

 

foro oficial da consulta

Os formulários de solicitação de projetos provinciais sofreram algumas alterações, serão traduzidos para o português e estarão sendo enviados pela Secretaria Geral para as dioceses com vistas a consolidar um Projeto Provincial que tem prazo até maio de 2009 para serem enviados. Esse é um processo que vai exigir – assim como o foi em 2007 – um concentrado esforço e rápida interação entre as dioceses e a Provincia.

-

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB