Arigato… por cem anos de contribuição ao nosso país!

Neste 18 de junho se comemora o centenário da imigração japonesa no Brasil. Uma verdadeira epopéia que para muitos significou desenraizamento cultural e separação de entes e da terra querida. A luta pela sobrevivência e muitas vezes o preconceito foram ingredientes dificeis de digerir.

Hoje, cem anos depois, o Brasil precisa agradecer aos corajosos pioneiros que auqi chegaram e aqui construiram uma comunidade respeitada e admirada por sua riqueza de alma e de propósitos.  Hoje, perfeitamente integrados à cultura brasileira, é possivel se dizer que temos também nossos brasileiros de olhinhos apertados

Origami

Como anglicanos, nos sentimos também enriquecidos pela bela contribuição da comunidade japonesa à IEAB. Através de comunidades espalhadas pelas dioceses do centro e do sul, o jeito anglicano e japonês de servir a Deus tem nos dado muitos dons.

A IEAB tem a grata memória de recordar D. Sumio Takatsu. Sua inconfundível maneira de se expressar, juntando a circunspecção própria do Japão e a alegria inocente de uma criança sempre nos cativava pela sabedoria e equilíbrio. Muitos de nós o tivemos como mestre e exemplo. Em sua pessoa e memória dedicamos nossa gratidão aos japonese anglicanos ou não que partilharam e partilham suas vidas em nosso país.

Agradecemos igualmente pelas lideranças que esta comunidade tem dado à IEAB. Bispos, clérigos e leigos, alguns ocupando funções árduas de liderança em nossa Província, ajudaram nossa Igreja a crescer na missão e na reflexão teológica.

Nada melhor do que homenagear nossos irmãos e irmãs japoneses, nisseis, sanseis e yonseis por esta celebração centenária! Arigato!!

-

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB