Regiões Eclesiásticas realizam encontros

As regiões eclesiásticas do Sul e do centro realizaram reuniões pela primeira vez na semana passada. Em São Paulo, no dia 22, estiveram reunidos os bispos das dioceses de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Realizada no escritório diocesano da DASP, com uma calorosa acolhida de D. Roger Bird, contou ainda com as presenças do bispo Glauco Soares, o qual abriu a reunião com momento devocional. 

Após uma rápida revisão do processo de criação das regiões eclesiásticas no último Sínodo, feita pelo Secretário Geral, os bispos realizaram uma rica partilha de experiências pastorais de suas respectivas dioceses.

Perceberam, entre outras coisas, a necessidade de trabalharem mais coletivamente no contexto desta parte do Brasil que é essencialmente urbana. Vistas recíprocas, participação recíproca em Concílios, compartilhamento de projetos pastorais, podem se constituir em importantes instrumentos de aproximação dessas dioceses que têm tanto em comum.

reunião região centro

D. Celso aproveitou para confirmar a realização do Concílio Extraordinário a ser realizado em 15 de Março para escolha de um bispo coadjutor. D. Roger convidou os colegas a participarem do evento de implantação do VIA – Vivendo a identidade anglicana, que acontecerá no mês de abril em São Paulo com a vinda de grupo da Diocese de Brasília que está gentilmente compartilhando o método para a diocese de São Paulo.

Por sua vez, em 27 de fevereiro o correu a reunião do reginal Sul que reúne as dioceses Meridional, Sul Ocidental e Pelotas. Estiveram presentes os bispos das dioceses acompanhados de delegação clerical e leiga. Em razão dos laços históricos com a Diocese do Uruguai e por deferência especial da Câmara dos Bispos, estiveram presentes representantes uruguaios como companheiros em missão na fronteira. 

reunião regional sul

Além da vivência devocional, os representantes deliberaram sobre cooperação regional nas áreas de administração, espiritualidade, formação teológica, juventude e laicato. O grupo apoiou a idéia de se criar um espaço noportal da IEAB para a divulgação das iniciativas na região. A próxima reunião está programada para o segundo semestre tendo a Diocese Anglicana de pelotas como anfitriã.

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB