ERD-IEAB: Parceria na Diaconia

Em sua reunião deliberativa no mês de dezembro, o comitê de ERD (Episcopal Relief Development) aprovou o projeto que vai permitir a implementação do Serviço Provincial de Apoio à Ação Diaconal, consolidado a partir da Consulta sobre Diaconia Social realizada ano passado em Brasilia.

A citada Consulta, que também recebeu o apoio de ERD, reuniu representantes de todas as dioceses da IEAB. Através de um excelente trabalho de sistematização das experiências diaconais existentes em vários pontos do país, foi possível construir entre os participantes um alto grau de consenso em torno da necessidade de se criar um serviço de apoio para ajudar toda a Igreja a realizar de forma mais efetiva o seu serviço.

A avaliação da Consulta, realizada conjuntamente entre ERD e IEAB, formatou o que veio a ser o Serviço de Apoio à Ação Diaconal. Ele permitirá numa primeira etapa a capacitação de agentes diaconais em todo o país, através de oficinas realizadas nas três regiões eclesiásticas criadas pelo último Sínodo.

Todo esse trabalho será coordenado pelo GT Diaconia e por uma pessoa que será a facilitadora dos processos. A partir daí, a IEAB poderá desenvolver de forma articulada um projeto de ação diaconal que reúna de forma sistemática todas as experiências em curso, não permitindo que fiquem isoladas umas das outras. 

A implantação inicial do Serviço está planejada para se desenvolver em um, ano e meio. Após esse período, com a criação de um rede de agentes diaconais em todas as dioceses e no distrito missonário, poderemos otimizar cada vez mais nossa ação diaconal imprimindo qualidade metodológica, eficiência de resultados e otimização de recursos.

A parceria entre a IEAB e ERD representa um novo momento no caminhar da cooperação internacional. Ela exigirá de nossa parte muita transparência, aprofundamento metodológico e clareza de objetivos. A isso se soma a manifesta disposição de construir todas as ações de forma participativa.

-

Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

Secretário Geral da IEAB