Anglicanos Prestigiam Congresso do CONIC

A IEAB partilhou com muito brilho a celebração dos 25 anos do CONIC com uma presença de 27 representantes dentre membros de comissões, bispos, clérigos e leigos de todas as partes do país.

Além de assinar em conjunto com as outras Igrejas membros o reconhecimento mútuo do batismo, a nossa Igreja se fez representar em praticamente todos os grupos e comissões, bem como palestrantes durante o Congresso Missionário, realizado em São Paulo desde quarta-feira até hoje à tarde.

Homenagens

Como parte dos festejos pelos jubileu de Prata, o CONIC homenageou 16 pessoas e entidades reconhecidos como grandes colaboradores da história da entidade. Dentre os homenageados, quatro bispos brasileiros receberam esta honraria por suas valorosas contribuições para a causa ecumênica. Dois deles foram homenageados in memoriam: D. Rodolfo Kratz e D. Sumio Takatsu. D.Glauco Soares e D.Orlando Santos também receberam uma placa comemorativa de seus relevantes serviços na caminhada ecumênica desde a fundação do Conselho.

 Dom Orlando, Bispo Primaz da IEAB entre 2003 e 2006, foi o primeiro secretário da primeira Diretoria da entidade. Entre suas diversas funções no campo ecumênico foi membro da Comissão Central e da Comissão Teológica do Conic, além de ter sido coordenador, na década de 80, da Comissão Inter-confessional e do Ensino Religioso Escolar do Rio Grande do Sul e coordenador do Conselho Diretor do Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em São Leopoldo do Sul (RS). Participou da Comissão de Renovação e Vida da Congregação do Conselho Mundial de Igrejas – CMI – de 1982 a 1991 e atualmente é coordenador da Comissão de Ecumenismo da IEAB e secretário da diretoria do Conic RS.

Dom Glauco Soares de Lima, bispo Emérito, foi Primaz da IEAB por 10 anos e integrou comissões em diversos organismos ecumênicos. Doutor Honoris Causa da Episcopal Divinity School, título recebido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. D. Glauco foi presidente do CONIC, em cuja gestão se publicou a Tradução ecumênica da Bíblia em Português.

D. Sumio Takatsu foi representado pela Sra. Yasco Takatsu, sua irmã e por sua sobrinha Christina Takatsu Winnischofer. Durante muitos anos o bispo Sumio foi coordenador da Comissão de Ecumenismo da IEAB, tendo contribuído para o diálogo ecumênico no âmbito do CONIC e da Comissão Anglicano-Católico Romana.

D. Rodolfo Kratz foi um dos fundadores do Conselho e um dos maiores motivadores do diálogo ecumênico ao lado de muitos pioneiros da busca de um testemunho de unidade entre as Igrejas. Na entrega da homenagem, ele foi representado pela Revda. Magda Guedes. Ao falar em nome de todos os homenageados(foto), D. Orlando destacou que Deus mede as pessoas pelo tamanho que tem seus corações.

A IEAB agradece essas homenagens e renova o seu compromisso de caminhar lado a lado de nossos irmãos e irmãs do CONIC na busca de cumprir o desejo de Cristo de que todos possam ser um.

Foto: D. Orlando (Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva )

Zenaide Barbosa

Membro do Grupo de Trabalho de Comunicação da IEAB