CONIC reconhece batismo único

Em solenidade com a presença de vários lideres religiosos, dentre eles o bispo Primaz Mauricio Andrade, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC – celebrou, ontem, 25 anos de organização no Brasil. A comemoração aconteceu no Mosteiro de São Bento,em São Paulo, que estava lotado com os participantes do Primeiro Congresso Missionário Ecumênico. Anglicanos, luteranos, católicos romanos, ortodoxos, presbiterianos e cristãos reformados assinaram conjuntamente uma Declaração de Reconhecimento Mútuo do Batismo. 

Sob inspiração de uma canção pela Paz, dom Mauricio Andrade dirigiu o Gesto da Paz: “Como igrejas cristãs e como pessoas cristãs que somos, temos uma tarefa, tão bem explicitada pelo Apóstolo Paulo: “Acolhei-vos uns aos outros como também Cristo vos acolheu uns anos outros”. “O gesto da Paz, que realizaremos agora, quer expressar nossa atitude de acolhida as pessoas e tradições cristãs e, simultaneamente, nossa súplica para que Jesus Cristo, o Príncipe da Paz, instale sua paz entre nos, a paz irmanada com a justiça”.

 O presidente do CONIC, pastor sinodal Carlos Moller, foi o pregador e o rev. Luiz Alberto Barbosa,da DAB organizou a Liturgia e foi Mestre de Cerimonial.

Os chefes das igrejas representadas no CONIC entraram em procissão carregando velas acesas: “ Esta vela acendemos pelas igrejas que se encontram reunidas na tradição anglicana”, declarou o Primaz Mauricio Andrade, enquanto a congregação confirmava: “Nós nos juntamos a essa grande tradição”. Velas foram acesas também pelo presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, Pastor Walter Altmann; Por dom Geraldo Lyrio Rocha, da Igreja Católica, por monsenhor Antônio Nakkoud, da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, pelo pastor Manoel de Souza Miranda, da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e pelo representante da Igreja Cristã Reformada do Brasil.

O hino de abertura, profetizando “um só rebanho, um só pastor, uma só fé e um só Salvador, traduzia bem o sentimento ecumênico de todos os presentes.

Foto: gesto de acendimento das velas (Zenaide Barbosa)

Zenaide Barbosa

Membro do Grupo de Trabalho de Comunicação da IEAB